segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Presidente da AL-BA promulga 38 proposições de iniciativa de deputados
quinta-feira 12 de agosto de 2021 às 08:05h

Presidente da AL-BA promulga 38 proposições de iniciativa de deputados

NOTÍCIAS


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), promulgou 38 projetos de autoria dos parlamentares, aprovados, por unanimidade, na sessão extraordinária virtual do último dia 7 de julho. Na ocasião, as 38 proposições da lavra das deputadas e deputados foram apreciadas graças a um acordo entre as lideranças do governo e oposição, que selecionaram as matérias submetidas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O Diário Oficial do Legislativo da última quarta-feira (11) traz a íntegra de todas as iniciativas, agora como leis. A promulgação está entre as atribuições do chefe do Poder Legislativo, prevista tanto na Constituição do Estado, quanto no Regimento Interno da Casa. O Art. 80, § 7º, da Constituição da Bahia, anota que, se a lei não for promulgada dentro de 48 horas pelo governador, cabe ao presidente da ALBA fazê-lo. Já o Art. 41, XXII, da Resolução n.º 1193/85 do Regimento Interno, define como prerrogativa do presidente “promulgar as proposições da competência exclusiva da Assembleia, bem assim as leis não sancionadas no prazo constitucional, ou que tiverem o veto recusado”.

A publicação do Diário desta quarta-feira veio coroar um semestre de trabalho profícuo do Parlamento baiano, sob a presidência de Adolfo Menezes, mesmo em um cenário de pandemia. A CCJ apreciou mais de 80 proposições no primeiro semestre, com destaque ao que foi pactuado, desde março, que era apreciar, preferencialmente, iniciativas legislativas focadas na defesa dos direitos das mulheres.

Veja também

Pacheco lamenta morte da deputada Amália Barros

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lamentou a morte da deputada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas