sábado 21 de maio de 2022
Home / DESTAQUE / Presidente da AL-BA defende revisão do pacto federativo após eleições

Presidente da AL-BA defende revisão do pacto federativo após eleições

Foto: Reprodução/Rede social
sexta-feira 29 de junho de 2018 às 18:11h

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – AL-BA, Angelo Coronel (PSD), disse nesta sexta-feira (29) no município de Valença que a repartição de verbas entre União, Estados e Municípios deve ser prioridade na agenda do país após as eleições de outubro.

Para Coronel, é injusto que a União abocanhe 70% de toda a arrecadação nacional. “Veja o caso desta policlínica que o governador Rui Costa está inaugurando. Ela vai atender, além de Valença, os municípios de Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. O Estado e os municípios é que irão bancar a gestão e o funcionamento da policlínica, enquanto a União aumenta e cria tributos cuja arrecadação não é obrigada a dividir, como é o caso das contribuições sociais. A experiência da regionalização da saúde é fantástica, mas os municípios também gastarão mais”, diz o chefe do Legislativo da Bahia.

A unidade instalada em Valença é resultado de um investimento de R$ 22,6 milhões e vai atender a mais de 340 mil pessoas. Até o momento, com Valença, já estão em funcionamento oito policlínicas: Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus.

Segundo dados, outras serão inauguradas no segundo semestre em outros municípios baianos, exemplo de Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Vitória da Conquista, Simões Filho e Paulo Afonso.

Veja também

O que diz Valdemar Costa Neto sobre candidatura de Datena

Protagonista de um almoço promovido nesta última sexta-feira (20) pelo Esfera Brasil, o presidente nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!