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sábado 24 de dezembro de 2022 às 16:29h

Prefeitura de Salvador conclui 2022 com recorde de atendimentos do Cadastro Único

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Neste ano de 2022, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), bateu o recorde de números de atendimentos do Cadastro Único. De janeiro até o final de novembro, a Sempre já realizou 308.355 atendimentos, superando em mais de 160 mil, o registrado em todo o ano de 2021.

Responsável pelo cadastramento, bem como, pela atualização cadastral das famílias, a Sempre, através do setor de Gestão do Cadastro Único, traz dados que mostram que, até o mês de novembro, 494.383 famílias estavam inscritas no CadÚnico e que, de acordo com a folha do Sistema de Benefícios do Cidadão da Caixa Econômica Federal (Sibec) de dezembro, o Governo Federal concede o benefício Auxilio Brasil para 301.595 famílias.

O secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, informou que, conforme dados do Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, Salvador é a capital do Nordeste que mais investe em assistência social, tendo empregado mais de R$241 milhões, em 2021, e neste ano, foram investidos cerca de R$260 milhões. “Isso demonstra o esforço da Prefeitura de Salvador para levar esses serviços para quem mais precisa. Temos consciência de que houve um empobrecimento da população em todo país durante a pandemia, só restando benefícios sociais para passar essa fase de dificuldade. A inclusão de soteropolitanos no Cadastro Único (CadÚnico) é uma das portas de entrada, para concessão da maioria dos benefícios, que visam amenizar a vulnerabilidade de diversas famílias, por isso o nosso empenho na ampliação dos atendimentos”, destacou Ribeiro.

Descentralização dos Serviços

Para ampliar e descentralizar os atendimentos, a Sempre realiza, de segunda-feira a sábado, o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa. Para a identificação das localidades que irão receber a ação, é realizado mapeamento das demandas por atualização e inclusão de novos cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim, a equipe da Sempre consegue alcançar as famílias que residem mais afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa. Aliado a isso, a Sempre realizou ao longo de 2022 diversas feiras sociais, em parceria com as Prefeituras-Bairro, para atender a população.

Somente através do CadÚnico Itinerante, foram efetuadas pela pasta, de janeiro a 22 de dezembro de 2022, mais de 260 ações em mais de 100 bairros de Salvador, com 8,6 mil atualizações cadastrais realizadas e 13,1 mil novas inscrições no Cadastro Único.

Agendamento nos Postos Fixos

Os atendimentos nos 29 postos fixos são realizados, exclusivamente, após agendamento, visando um atendimento mais organizado e eficaz. As ferramentas são: o aplicativo Fala Salvador Cidadão ou site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br. O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado. Recomenda-se que o beneficiário compareça ao local com 30 minutos de antecedência.

A idosa Marinês Nazário da Conceição, 64 anos, dona de casa, conseguiu agendar atendimento em cerca de 30 dias e comemorou ter recadastrado seu benefício do Auxílio Brasil de forma ágil. “Cheguei aqui às 9h e em 10, 15 minutos a atendente concluiu meu atendimento. Tudo ocorreu de forma muito profissional e solícita, dou nota mil ao Cadastro Único”, frisou a dona de casa.

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