terça-feira 21 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Pirâmides financeiras deixaram pelo menos 2,7 milhões de investidores no prejuízo no Brasil
segunda-feira 2 de outubro de 2023 às 04:55h

Pirâmides financeiras deixaram pelo menos 2,7 milhões de investidores no prejuízo no Brasil

NOTÍCIAS


O programa Fantástico, da Globo, apresentou um levantamento exclusivo sobre pirâmides financeiras no programa deste último domingo (1º).

Os dados são impressionantes, conforme mostrou o programa Fantástico. Entre 2017 e 2023, as 20 maiores empresas de pirâmides financeiras deixaram mais de 2,7 milhões de investidores no prejuízo no Brasil. No mesmo período, o prejuízo total pode chegar a 100 bilhões de reais.

Só uma empresa, a Trust Investing, lesou 1,3 milhão de pessoas no Brasil e em outro 79 países. O prejuízo foi de 4 bilhões de reais.

Os dados foram levantados junto a órgãos oficiais como Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público além de especialistas em pirâmides financeiras.

Criptomoedas

Ainda segundo a reportagem, as pirâmides financeiras são um golpe muito antigo, porém foi repaginado com o uso de criptomoedas, um tipo de mecanismo que as pessoas ainda desconhecem.

Com isso, atraem pessoas comuns e também pessoas famosas. Um caso é o de Acelino Popó Freitas, o Popó, lutador de boxe. Em entrevista ao dominical, ele afirmou que investiu 1 milhão de reais, levado pelo poder de convencimento do anunciante. “Fui muito otário”, lamentou.

CPI das Pirâmides Financeiras

Os golpes do tipo se tornaram tão comuns no Brasil que a Câmara dos Deputados instaurou uma CPI para investigar o assunto, a CPI das Pirâmides Financeiras. Já foram ouvidos, entre outros, o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. A quebra do sigilo bancário do jogador foi aprovada.

Veja também

STF extingue pena de José Dirceu por corrupção em processo da Lava Jato

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (21), por maioria, extinguir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas