sábado 27 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / O que o míssil intercontinental testado pelos EUA tem a ver com China e Taiwan
terça-feira 16 de agosto de 2022 às 15:57h

O que o míssil intercontinental testado pelos EUA tem a ver com China e Taiwan

MUNDO, NOTÍCIAS


O Pentágono afirmou que testou o míssil balístico intercontinental Minuteman III, considerado um dos mais tecnológicos do mundo. O destino do teste não foi divulgado pelo Departamento de Defesa dos EUA, mas a intenção do exercício militar é passar um recado à China por conta do tensionamento entre Pequim e Taiwan.

Tudo começou com a visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, ao país. A parlamentar que lidera o partido de Joe Biden na casa baixa da legislatura estadunidense participou de solenidades em Taipei, quebrando a política de ‘Uma Só China’, adotada por Washington desde os anos 1970.
Minuteman III foi criado no auge da Guerra Fria e tem capacidade de atingir praticamente qualquer ponto do planeta terra com ogivas nucleares

A viagem foi lida por Pequim como uma grande provocação e acendeu os ânimos entre o Partido Comunista Chinês (PCCh) – que reclama a soberania sobre a ilha de Taiwan – e os EUA, que mantém uma diplomacia confusa, reconhecendo Pequim como a “verdadeira” China, mas apoiando o separatismo taiwanês.

Míssil intercontinental

Após a viagem de Pelosi a Taiwan, o governo do PCCh ordenou uma série de exercícios militares ao redor da ilha, para demonstrar poderio militar frente ao Taipé. Além disso, a China também anunciou um embargo econômico de diversos setores da economia taiwanesa, que depende de Pequim para garantir seu abastecimento. Agora, os EUA – que desde 2003, no governo George W. Bush, sustentam a ideia de defesa armada de Taiwan contra a China – testam o míssil balístico intercontinental Minuteman III, criado no auge da Guerra Fria.

Este lançador de mísseis de capacidade nuclear tem alcance de quase dez mil quilômetros e pode viajar a uma velocidade de 24 mil quilômetros por hora, ou seja, chega em seu destino mais distante em cerca de 25 minutos.

Basicamente, todo o planeta está sob alcance dos Minuteman III, com exceção de algumas regiões costeiras do Oceano Índico.

Em comunicado, os EUA afirmam que o teste demonstra “a prontidão das forças nucleares dos Estados Undidos e fornece confiança na letalidade e eficácia do poderio nuclear do país”.
China possui maior exército do planeta em número de ativos; país planeja unificação com Taiwan de forma pacífica, mas recentes tensionamentos podem desencadear reação militar para anexação de ilha nos próximos anos

A China tem criticado veementemente a postura de Washington frente à questão de Taipei. “Associar-se aos separatistas em Taiwan e tentar desafiar o princípio de Uma Só China é um erro de julgamento e não levará a lugar nenhum esse pequeno número de políticos norte-americanos”, disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China.

O governo de Xi Jinping tem aumentado seus investimentos em gastos militares nos próximos anos. O país possui o maior exército do mundo em número de pessoas, com mais de 2 milhões de soldados na ativa das Forças Armadas. Além disso, a China possui algumas ogivas nucleares. Contudo, é válido ressaltar que os EUA possuem o maior investimento militar do mundo e possuem o segundo maior arsenal atômico do planeta.

Veja também

Vigilantes matam paciente que roubou arma e assassinou vigia de hospital no Nordeste; assista

Um vídeo compartilhado pelo WhatsApp da TV Globo exibe vigilantes do Hospital da Restauração, localizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas