quarta-feira 27 de outubro de 2021
Home / NOTÍCIAS / Norberto Odebrecht falou da ponte Salvador-Itaparica no dia que o projeto foi apresentado
domingo 26 de setembro de 2021 às 07:20h

Norberto Odebrecht falou da ponte Salvador-Itaparica no dia que o projeto foi apresentado

NOTÍCIAS


Conforme lembrou Levi Vasconcelos em sua coluna no jornal A Tarde, o engenheiro e fundador, da ainda considerada a maior construtora do País, Norberto Odebrecht falou da ponte Salvador-Itaparica no dia que todos souberam do projeto. Dr Norberto estava presente em março de 2009 no Centro de Convenções da Bahia, na solenidade em que Jaques Wagner, então governador, passou a Lula, então presidente, o que seria o projeto da ponte. O idealizador e considerado ‘pai da ponte’, o então Secretário de Infraestrutura do Governo da Bahia, João Leão, também estava lá.

Levi lembra que perguntou a Dr. Norberto: ‘o senhor acha que agora a ponte vai?’

— Se depender da iniciativa privada botar dinheiro para explorar, não. Mas governo é governo. Quando quer mesmo, vai e faz.

Alguns informaram ao #Acesse Política, que Dr. Norberto disse isso, porque entre os anos de 1950 e 1960, ele teria feito a proposta de construir a ponte, em contrapartida, ficaria com a concessão da ponte durante 30 anos, o que não foi aceito pelo governo do estado na época, só não sabemos se foi Régis Pacheco, Antônio Balbino, Juracy Magalhães ou Antônio Lomanto Jr, o governador.

Uma pena, Dr. Norberto Odebrecht, falecido em julho de 2014, com 94 anos, não esteja aqui para ver o final desse capítulo da história. A ponte vem fruto de uma PPP, Parceria Público-Privada, feita com os chineses, o que no final deu isso mesmo, porque o atual Governo da Bahia, resolveu realizar o projeto. Comandado por Rui Costa (PT) e João Leão (PP), ambos foram em frente com o projeto da Ponte e efetivaram o sonho de milhões de baianos, e claro, os dois já entram na história e serão lembrados daqui a 200 ou 300 anos, pois esta será a maior ponte do Brasil, terá o maior vão livre de concreto do mundo, conforme projetista, o lendário Catão Francisco Ribeiro. E ainda, segundo informações, a ponte Salvador-Itaparica, será a 10ª maior ponte estaiada já construída pelo homem.

A ponte não será somente uma gigantesca obra de arte e ponto turístico, com quase 15 km de extensão, mas será um equipamento que transformará o desenvolvimento e economia dos baianos e consequentemente, do país.

Isso é o que vamos ler daqui a 20 ou 30 anos.

Um dos maiores formadores de líderes empresariais do mundo nasceu no Brasil

Ponte de Salvador-Itaparica terá o maior vão livre em concreto do mundo, revela projetista

Veja também

‘Chinês da água engarrafada’ é o homem mais rico da China com fortuna de R$ 336,80 bilhões

O magnata da água engarrafada, Zhong Shanshan, se tornou a pessoa mais rica da China, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!