segunda-feira 6 de dezembro de 2021
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Ponte de Salvador-Itaparica terá o maior vão livre em concreto do mundo, revela projetista
sábado 25 de setembro de 2021 às 07:20h

Ponte de Salvador-Itaparica terá o maior vão livre em concreto do mundo, revela projetista

DESTAQUE, ENGENHARIA, NOTÍCIAS


O equipamento será também a maior ponte do Brasil e a decima do mundo

A Rio-Niterói, que em 2024 completará 50 anos desde a sua inauguração, está perdendo o posto de a maior ponte do Brasil. O título vai migrar para a obra que será construída entre a cidade de Salvador e a ilha de Itaparica, na Bahia. Com 15 mil metros de extensão, o empreendimento irá superar a Rio-Niterói (13.290 metros) em mais de um quilômetro. O projeto básico está a cargo do engenheiro civil Catão Francisco Ribeiro, diretor-executivo da Enescil. Catão se formou no inicio dos anos 70 e trabalha até hoje, por isso é considerado uma lenda em engenharia de pontes.

Pandemia prorroga assinatura de contrato da ponte Salvador-Itaparica com chineses
Ponte Salvador-Itaparica e o maior vão de concreto do mundo / Imagem: Divulgação

Catão Francisco Ribeiro deu detalhes da obra por seu trabalho com pontes estaiadas. “Esse empreendimento que vamos construir na Bahia será um orgulho para a engenharia brasileira. Ela não será maior que a Rio-Niterói apenas em extensão, mas em trecho sobre o mar. Terá doze quilômetros em trecho de mar contra nove da Rio-Niterói. Além disso, terá o maior vão livre em concreto do mundo. Serão 600 metros, superando os 520 metros de uma ponte existente na Suécia”, disse o engenheiro.

Assista abaixo quem é Catão, projetista da ponte Salvador-Itaparica:

Obviamente, a ponte Salvador-Itaparica será estaiada. A diferença para outras que projetou, revela Catão Francisco Ribeiro, é que ela será toda em concreto, dispensando componentes em aço.  “Não terá nada de aço, porque a maresia na Baía de Todos os Santos é alta e o aço não resistiria”, afirma. Pelos cálculos iniciais do especialista, o empreendimento deverá consumir até um milhão de m³ de concreto. “Estamos falando de uma ponte que será a 10ª maior do mundo. Só não terá uma posição melhor neste ranking porque os chineses têm construído pontes muito longas”, completa.

Assista como será a ponte:

A ponte Salvador-Itaparica encontra-se na fase de batimetria e a expectativa é que as obras comecem efetivamente em novembro ou dezembro desse ano. “A previsão é que ela seja inaugurada em quatro anos″, diz Catão Francisco Ribeiro. O empreendimento terá um custo de R$ 7 bilhões e será bancado por uma parceria público-privada. Junto com a ponte, serão feitas requalificações de outras obras viárias e urbanas já existentes na região de Salvador, de onde a estrutura partirá em direção a Itaparica. Com mais de 30 metros de largura, a Salvador-Itaparica terá diversas faixas de tráfego e pista de acostamento.

Assembleia Legislativa aprova Fundo da Ponte Salvador-Itaparica
Ponte Salvador-Itaparica / Imagem: Divulgação

A expectativa do governo da Bahia é que a ponte Salvador-Itaparica traga um impacto econômico para o litoral sul do estado, permitindo a criação de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador. Paralelamente à elaboração do projeto básico, foram feitos no local da futura obra estudos de engenharia, de impactos ambientais (EIA-Rima) e urbanísticos, assim como estudos hidráulicos-marítimos, além de licitação para estudos culturais e imateriais.

Esse será um equipamento de enorme importância social para os baianos e ainda será um grande ponto turístico, por ser uma gigantesca ‘obra-de-arte’ que ficará internacionalmente conhecida.

Norberto Odebrecht falou da ponte Salvador-Itaparica no dia que o projeto foi apresentado

Veja também

Pagamento do PIS/PASEP começa em janeiro: veja quem recebe o abono

Adiado neste ano devido ao Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!