sexta-feira 22 de novembro de 2024
Manifestação do MST pela Reforma Agrária diante do Congresso Nacional em outubro deste ano — Foto: José Cruz/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / MST culpa extrema-direita por aprovação de PL que impede invasores de receber benefícios do governo federal
sexta-feira 24 de maio de 2024 às 19:32h

MST culpa extrema-direita por aprovação de PL que impede invasores de receber benefícios do governo federal

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) afirmou na última quinta-feira (23) que o projeto de lei que impede que invasores de terras tenham direito a benefícios federais, a exemplo do Minha Casa, apenas foi aprovado na Câmara dos Deputados por uma manobra da extrema-direita. Na última terça-feira, a Casa aprovou o texto com um aval de 336 parlamentares.

Com o avanço da agenda anti-MST no Congresso Nacional, o movimento emitiu uma nota de repúdio em que afirma estar tendo sua história “atacada”.

“São de parlamentares bolsonaristas a autoria e relatoria do PL, a presidência da Comissão de Constituição e Justiça por onde ele foi aprovado, além dos principais articuladores da proposta”, diz trecho do posicionamento.

A função social da terra prevista pela Constituição Federal também é evocada. O movimento diz apenas invadir terras improdutivas, o que constantemente é refutado por vozes do agronegócio.

O projeto aprovado em plenário representa uma vitória da bancada do agronegócio, que desde o ano passado vem articulando um forte movimento contra o MST, chegando a inclusive instaurar uma CPI. O colegiado, contudo, terminou os trabalhos sem a apresentação de um relatório final.

Os deputados acusam o governo federal de conivência com as invasões. No “abril vermelho” deste ano, 35 terras foram invadidas pelo movimento — número 150% maior que no primeiro ano de Lula.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!