sexta-feira 21 de junho de 2024
Foto: Divulgação/MP-BA
Home / JUSTIÇA / MP-BA e Fiocruz lançam projeto para monitorar a qualidade do ar na Ilha de Maré
quinta-feira 16 de maio de 2024 às 11:34h

MP-BA e Fiocruz lançam projeto para monitorar a qualidade do ar na Ilha de Maré

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Fiocruz lançaram nesta última quarta-feira (15) um projeto que fará o monitoramento da qualidade do ar na Ilha de Maré. Executado pela Fiocruz, o projeto prevê a implantação de uma rede pública de monitoramento da qualidade do ar, em tempo real, com sensores de baixo custo e alta tecnologia para mapear as áreas expostas à poluição no local. Além da Ilha de Maré, o monitoramento incluirá outras áreas de influência da Baía de Aratu e da Baía de Todos os Santos, incluindo Salvador.

Foto: Divulgação/MP-BA

Intitulado ‘Monitoramento da Qualidade do Ar na Ilha de Maré’, o projeto “será fundamental para produzir e divulgar para a sociedade, em especial para os habitantes da Ilha de Maré, informações técnico-científicas sobre a qualidade do ar e das possíveis implicações na saúde das populações que vivem nas áreas abrangidas pelo projeto”, destacou a promotora de Justiça Cristina Seixas.

O projeto, que foi apresentado pela professora Nelzair Vianna, faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo MP com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ibama, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Paranapena, Braskem e o Município de Salvador. A iniciativa visa promover o engajamento em prol do meio ambiente e saúde local e planetária a título de compensação socioambiental como destacou a promotora de Justiça Cristina Seixas. Os dados acerca do monitoramento estarão disponíveis no site do MP para consulta diária da população.

O evento contou com a participação de representantes da Fundação José Silveira, Inema, Ibama, Município de Salvador, Codeba e empresas instaladas na Baía de Aratu e da comunidade de Ilha de Maré e de Salvador.

Veja também

Morre aos 101 anos dona Celeste Arantes, mãe de Pelé

Faleceu nesta sexta-feira (21), aos 101 anos, Dona Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!