quarta-feira 9 de outubro de 2024
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) durante transição em Brasília - Foto: EVARISTO SA / AFP
Home / DESTAQUE / Ministro nomeia Alckmin e oficializa início da transição para governo Lula
sexta-feira 4 de novembro de 2022 às 08:01h

Ministro nomeia Alckmin e oficializa início da transição para governo Lula

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


A transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficializada nesta sexta-feira (4), conforme o UOL. A nomeação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para o Cargo Especial de Transição Governamental foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP). Informalmente, a transição de governo teve início ontem quando Alckmin participou de uma reunião no Palácio do Planalto. Ele foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição, responsável por analisar as contas públicas e preparar as primeiras medidas do governo a partir de 2023.

Ciro, por sua vez, chefia os trabalhos pelo lado do governo Bolsonaro.

Ontem, após reunião com Alckmin, o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse que o governo eleito e os líderes do Congresso vão apresentar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para aumentar os gastos públicos no próximo ano e garantir o pagamento de R$ 600 aos beneficiários do Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família.

“Não se discutiu nenhum valor, ficará para a próxima semana”, disse o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin em referência ao valor da PEC que será apresentada.

Primeira visita ao Planalto. Alckmin fez hoje a primeira visita ao Palácio do Planalto, sede do Executivo, em Brasília. Em entrevista à imprensa, o ex-governador de SP afirmou que o trabalho da equipe de transição começará efetivamente na próxima segunda-feira (7) —quando Lula retornará da folga pós-eleição.

Alckmin definiu como “proveitosa e objetiva” a primeira conversa com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, com o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, e com uma equipe de assessores do governo Bolsonaro.

O vice eleito afirmou ainda que o general Ramos cumprimentou a equipe de Lula pela vitória e “desejou um ótimo trabalho”.

“Nós deveremos começar a partir de segunda-feira da próxima semana. Todo o fluxo de informações foi conversado, vamos encaminhá-la para o ministro Ciro Nogueira, e a transição instalada com objetivo da transparência, planejamento, de continuidade dos serviços prestados à população e que a gente possa, nesse período, ter todas as informações e poder dar continuidade aos serviços e nos prepararmos para a posse.”

Alckmin afirmou que o presidente Lula é o responsável por “comandar todo o processo de transição” e que ele deve colocar a mão na massa já na próxima segunda.

“Ele é o presidente. Ele que comanda todo o processo. Ele tirou uns dias merecidos de descanso, está voltando no domingo e, na segunda-feira, já teremos um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição.”

Oficialmente, serão 50 pessoas com cargos que trabalharão no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília a partir da próxima semana. Alckmin não descartou mais nomes, mas como voluntários.

Alckmin destacou que os partidos que apoiaram Lula no 1º e 2º turnos das eleições também integrarão o grupo de trabalho.

Veja também

TCE da Bahia desaprova contas da Bahiatursa e aplica multa a Diogo Medrado

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), em sessão plenária desta terça-feira (8), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!