segunda-feira 6 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Minha Casa, Minha Vida terá valor máximo de R$170 mil e contratação de 145 mil unidades para faixa 1 este ano, diz ministro
quinta-feira 13 de abril de 2023 às 06:02h

Minha Casa, Minha Vida terá valor máximo de R$170 mil e contratação de 145 mil unidades para faixa 1 este ano, diz ministro

NOTÍCIAS


O governo federal lança na quinta-feira a portaria com as diretrizes e metas da nova versão do programa Minha Casa, Minha Vida, incluindo o custo de 170 mil reais por unidade para a faixa 1, voltada a famílias de renda familiar até 2.640 reais, e a determinação de contratar pelo menos 145 mil moradias este ano com o Orçamento da União.

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, a portaria trará também a meta de 2 milhões de unidades a serem contratadas até 2026, em todas as faixas de renda, um número que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em dúvida durante a reunião dos 100 dias de governo, na última segunda-feira.

“Eu quero dizer que estou bastante confiante, acho que vamos até ultrapassar”, disse o ministro à Reuters. “Estive ontem (terça) na Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras) e hoje (quarta) na CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e vi os empresários muito entusiasmados. Não houve contratação da faixa 1 em quatro anos.”

A meta de 2 milhões de moradias, inclusive a pedido do presidente, inclui também unidades para faixas superiores de renda, uma cobrança que, segundo Lula, ele tem recebido. Na reunião dos 100 dias de governo, o presidente pediu que se incluíssem pessoas com renda familiar até quatro salários mínimos, mesmo mantendo a prioridade para a faixa 1.

Segundo Jader Filho, parte do financiamento será via Orçamento da União –concentrado na faixa mais baixa– e financiamento via FGTS, aí para todas as faixas. A expectativa do ministro é, para este ano, chegar a 450 mil unidades contratadas, frente ao total de 360 mil em 2022.

Veja também

Excesso de anúncios nas telas faz consumidores desistirem de compras online, diz pesquisa

Basta uma rápida passada pelas redes sociais, aplicativos do celular, ou vídeos em sites de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas