sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Divulgação/PRF
Home / NOTÍCIAS / PRF realiza no Piauí a maior apreensão de cocaína do ano no Brasil
segunda-feira 6 de maio de 2024 às 11:02h

PRF realiza no Piauí a maior apreensão de cocaína do ano no Brasil

NOTÍCIAS


Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar do município de Santo Antônio de Lisboa (PI), resultou neste último domingo (5) na maior apreensão de cocaína já registrada no País em 2024. A ação ocorreu na BR 020, Km 346.

Um caminhão de cor branca era conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por outro de 32 anos. Durante a abordagem, os ocupantes demonstraram nervosismo e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga.

Após uma minuciosa inspeção, foram encontrados nove comprimidos de nobésio (rebite) na cabine do veículo, além de 42 “trouxinhas” de cocaína em posse do passageiro, que informou que vinha vendendo a droga quando paravam em postos de combustível. Diante da falta de internet para consulta e insegurança no local, os policiais solicitaram que o motorista se dirigisse à Unidade Operacional da PRF em Picos para uma verificação mais detalhada.

Em consultas aos sistemas da PRF, constatou-se que o condutor já tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, enquanto o passageiro admitiu ter sido pego anteriormente com uma pequena quantidade de drogas. Com base nessas informações e no comportamento suspeito dos ocupantes, foi decidido aprofundar a inspeção na carga.

O que se seguiu foi surpreendente: dentro da carga de milho a granel foram encontradas diversas caixas ocultas contendo 675 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína. O volume apreendido representa quase três vezes o total de cocaína apreendida no estado do Piauí em todo o ano de 2023, confirmando-se como a maior apreensão de cocaína do País no ano de 2024.

Essa apreensão destaca a atuação incansável da PRF no combate ao tráfico de drogas, mesmo em locais não tradicionalmente associados a grandes apreensões como o estado do Piauí. O aumento das apreensões de drogas revela a adaptação das organizações criminosas, que buscam rotas alternativas para evitar as fiscalizações nos principais corredores.

É importante ressaltar que, no ano passado, a PRF apreendeu cerca de 45 toneladas de cocaína em todo o Brasil, e em 2024 já são mais de 12,5 toneladas apreendidas no país. Essas ações representam um duro golpe contra o crime organizado e evidenciam o compromisso das autoridades em garantir a segurança da população.

Mesmo com parte do efetivo em apoio à população do Rio Grande do Sul, a PRF mantém suas ações ordinárias, demonstrando que não descuida em momento algum do enfrentamento à criminalidade. O trabalho da PRF em Picos-PI é um exemplo claro dessa determinação e eficiência no combate ao tráfico de drogas.

Diante dos fatos, os infratores e os ilícitos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Teresina para os devidos procedimentos cabíveis. Ambos irão responder pelo crime de tráfico de drogas.

Veja também

Histórico de navegação de atirador gera nova teoria sobre atentado a Trump

O agressor que tentou assassinar o ex-presidente americano Donald Trump durante um comício eleitoral na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!