sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / MDB assume a mais importante comissão do Senado
quarta-feira 13 de fevereiro de 2019 às 08:01h

MDB assume a mais importante comissão do Senado

DESTAQUE, POLÍTICA


O MDB de Renan Calheiros ficará com a mais importante comissão do Senado, mas não será ele que estará à frente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), por onde passam todas as propostas que chegam à Casa.

Assumirá a comissão a senadora Simone Tebet, que perdeu para Renan a disputa interna para presidência do Senado e acabou se aliando ao seu principal adversário,Davi Alcolumbre (DEM) – nome que, afinal, levou o posto.

Nesta terça-feira (12), Alcolumbre se reuniu com lideranças dos partidos na Casa e definiu as siglas que ficariam com cada comissão. O MDB bateu o martelo, pouco depois, sobre o nome de Tebet.

Além da CCJ, o MDB, cuja bancada tem 13 integrantes – a maior do Senado, também presidirá a Comissão Mista de Orçamento e a de Educação.

Sem confirmar que seria a presidente da CCJ, a senadora reafirmou a jornalistas a importância da comissão, pela qual passarão o texto da reforma da Previdência e oprojeto de lei anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

“A CCJ é o coração do Senado Federal. E esse ano, mais do que nunca, as duas principais pautas do governo e do País vão passar pela CCJ. A primeira, uma PEC, que passa exclusivamente pela CCJ e depois vem ao plenário, que é a PEC relacionada à reforma da Previdência, e o pacote de medidas de segurança pública do ministro Sérgio Moro”, disse Tebet.

Na divisão dos partidos, o PSD ficou com duas importantes comissões também, de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores. O PT presidirá a Comissão de Direitos Humanos e a Rede, a de Meio Ambiente.

O PSL de Jair Bolsonaro ficará com a Comissão de Agricultura e o DEM, de Alcolumbre, com a de Infraestrutura. As Comissões de Desenvolvimento Regional e de Fiscalização e Controle do Senado serão comandadas pelo PSDB, e o Podemos ficou com a de Assuntos Sociais. PRB e PSC vão se alternar na presidência e na vice-presidência da Comissão do Senado do Futuro.

Segundo Alcolumbre, os nomes apontados pelos partidos para presidir as comissões serão eleitos na manhã desta quarta-feira (13), por aclamação.

Veja também

Ciro Gomes diz que “PT virou uma organização criminosa” com acordos com facções

Na última quarta-feira (24), durante uma entrevista ao jornal Jangadeiro, o ex-candidato à presidência Ciro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas