segunda-feira 13 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula exalta PT e chora em festa de aniversário do partido
segunda-feira 13 de fevereiro de 2023 às 22:15h

Lula exalta PT e chora em festa de aniversário do partido

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em discurso durante evento de aniversário do PT, na noite desta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o partido voltou ao poder para governar “sem ódio”.

Lula disse ainda que o retorno do PT à Presidência também deve priorizar melhorias na educação, na ciência e tecnologia e nas condições de vida da população.

O partido, que completa 43 anos, fez uma comemoração no Centro de Convenções de Brasília, no qual reuniu políticos influentes da sigla.

“O que eu sei é o seguinte: nós voltamos. Nós voltamos sem ódio, voltamos sem recuo, mas nós voltamos para dizer que é necessário melhorar a educação, ciência e tecnologia, e que é necessário dar um tratamento decente ao ser humano, cuidar das pessoas”, afirmou o presidente.

Críticas a Bolsonaro

Durante sua fala, Lula criticou o governo de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem chamou de genocida, em uma referência à atuação na pandemia de Covid.

“Vamos brigar pelo nosso partido e vamos brigar pelo povo brasileiro para que nunca mais um genocida ganhe as eleições, com base na mentira e na indústria das mentiras”, afirmou o presidente.

Lula argumentou que o Brasil assumido por ele no início deste ano estava em pior situação do que em 2003, quando ele começou o primeiro mandato.

“Recebemos um país em 2023 muito pior que o de 2003, muito mais incivilizado”, disse.

De acordo com Lula, “tudo que o PT fez durante os 13 anos de mandato” foi destruído depois do impeachment de Dilma Rousseff. A ex-presidente também estava no evento de aniversário do PT.

“Nós voltamos para governar esse país e nós voltamos para governar com democracia, com respeito aos mais pobres, e para recuperar a democracia em toda a sua essência”, declarou Lula.

A exemplo do que tem ocorrido em discursos recentes, Lula ficou com a voz embargada ao falar da fome no país e ao lembrar seu próprio passado de pobreza.

Vigília e Zé Dirceu

Emocionado, Lula também fez agradecimentos durante o discurso. Um deles foi direcionado ao ex-presidente do partido e ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão em 2013. O aniversário do PT marca o retorno de José Dirceu aos palcos do partido.

Ao fazer menção à prisão na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, Lula agradeceu a Dirceu por saber o “quanto” ele havia sido “solidário” ao que passou.

Em seguida, Lula se dirigiu à militância, que se organizou em vigília durante os 580 dias de prisão do presidente em Curitiba. Segundo ele, os participantes da vigília enfrentaram desde mudanças no clima até “provocação da Polícia Federal”.

 

Veja também

35% creem que urnas foram fraudadas em eleições de 2022, diz pesquisa

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo, 12, mostra que, apesar de ausência de provas, mais de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas