quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Lula deve fazer escolha casada para PGR e STF, veja os dois favoritos
sexta-feira 15 de setembro de 2023 às 15:54h

Lula deve fazer escolha casada para PGR e STF, veja os dois favoritos

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Interlocutores de Lula e membros do governo avaliam de acordo com a coluna de Bela Megale, do O Globo, que hoje os nomes mais fortes para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) são Antônio Carlos Bigonha e Flávio Dino, respectivamente.

A expectativa no Palácio é que o presidente faça a indicação para a PGR logo após retornar da Assembleia Geral da ONU, na semana que vem, e, dentro de dois meses, a escolha para o Supremo. A cadeira de Rosa Weber ficará vaga em outubro, com a aposentadoria da presidente do tribunal.

Lula tem sido fortemente aconselhado por petistas próximos a contemplar o nome apoiado pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes no Supremo, mas escolher um perfil sem ligação com os magistrados para a PGR.

A indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a corte agradaria Moraes e Gilmar e os fortaleceria no STF. Para a PGR, a dupla defende o nome do vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet. Aliados de Lula têm trabalhado para que o presidente opte por um perfil sem ligação com a dupla, para não empoderar demais os magistrados. Nessa frente, o subprocurador Bigonha ganhou força.

Como informou a coluna, Bigonha passou a ser defendido não só por lideranças petistas, mas por antigos membros da cúpula da PGR que têm canal direto com Lula. O presidente se reuniu nos últimos dias com os dois cotados para sucessor Augusto Aras no posto.

Veja também

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas