sexta-feira 17 de maio de 2024
André Joazeiro no Isso é Bahia desta terça-feira, 25 - Foto: Aldair Medina - Ag. A Tarde/Reprodução
Home / NOTÍCIAS / ‘Levaremos as cidades inteligentes para os municípios’, diz secretário do governo Jerônimo
terça-feira 25 de abril de 2023 às 16:47h

‘Levaremos as cidades inteligentes para os municípios’, diz secretário do governo Jerônimo

NOTÍCIAS


O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, André Joazeiro, fez um balanço da viagem internacional que fez junto à comitiva do governador Jerônimo Rodrigues para países como China e Emirados Árabes, encerrada na última semana.

Em entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM, o secretário detalhou os acordos firmados entre o governo e empresas com atuação na área tecnológica, a exemplo do projeto de cidades inteligentes, que segundo ele será implementado nas cidades baianas.

“Nós fomos conhecer as cidades inteligentes, que são soluções que vamos levar para os municípios. Governos inteligentes também, que não são somente estaduais, mas também municipais. A diferença é que as cidades inteligentes são funcionalidades mais voltadas à infraestrutura, onde vamos trazer redes de fibra óptica, levar conectividade para as cidades.E o governo inteligente é a gente levar é a gente colocar conteúdo dentro dessa estrutura. Não adianta levar internet se não tiver um serviço de telemedicina que chegue na ponta, ou educação e segurança pública, com serviço de reconhecimento facial. Visitamos três empresas importantes e elas todas trabalham com cidades inteligentes e soluções de governo inteligentes, com focos um pouco diferentes”, explicou o secretário.

O titular da pasta de tecnologia estadual também explicou o conceito de cidades inteligentes que serão implementadas.

“As cidades inteligentes têm muitos conceitos e podem ser de várias formas por conta de muita tecnologia que tem lá dentro. Mas tem o mínimo que a gente chama o básico da cidade inteligente, que é a conectividade. Ou seja, fibra óptica e internet rápida para que a gente possa fazer as coisas. Através dessa infraestrutura, trabalhamos itens básicos que a população cobra da gente, como segurança, serviços médicos…primeiro você tem de estar estruturado para colocar todo esse conteúdo de informação dentro de uma única plataforma e conseguir serviços e respostas mais rápidas às demandas da população”, completou.

“Temos alguns projetos em andamento. Temos um projeto da prefeitura de Madre de Deus de transformar. Ela é a que está mais preparada em termos de infraestrutura do que qualquer outra cidade, em relação à cabeação de fibra óptica, muitas câmeras de segurança. É a base mínima para se começar a trabalhar’, disse o secretário sobre as cidades com projetos já em andamento.

Veja também

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas