quarta-feira 15 de maio de 2024
A primeira-dama Janja — Foto: Reprodução/redes sociais
Home / NOTÍCIAS / Janja se pronuncia após ataque hacker e afirma que ‘ataques de ódio’ chegaram a outro patamar
terça-feira 12 de dezembro de 2023 às 11:40h

Janja se pronuncia após ataque hacker e afirma que ‘ataques de ódio’ chegaram a outro patamar

NOTÍCIAS


A primeira-dama Janja da Silva se pronunciou após um perfil hacker invadir sua conta na rede social X, antigo Twitter. Ela declarou que os ataques que sofre diariamente atingiram outro patamar, e que “a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal”.

“Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal. E é comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes. O que eu sofri ontem é o que muitas mulheres sofrem diariamente”, disse a primeira-dama em publicação no Instagram (leia a íntegra na postagem abaixo).

O perfil de Janja no X, que possui cerca de 1,2 milhão de seguidores, foi invadido na noite desta segunda-feira e tomado por xingamentos. O ataque hacker foi anunciado às 21h37. A Polícia Federal já atua no caso, abriu uma investigação preliminar e informou que vai abrir um inquérito nesta terça-feira. A plataforma também foi acionada. Cerca de uma hora depois, as mensagens com ataques e ofensas foram apagadas.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta terça-feira que a X congele a conta invadida até a conclusão das investigações, e preserve “todos os registros e elementos digitais” relacionados à conta para “subsidiar futuras ações judiciais”.

Em novembro, em entrevista ao jornal O globo, Janja afirmou sofrer muitos ataques pelas redes sociais. À época, ela declarou que “as big techs são responsáveis por muita violência digital”, se referindo as denúncias que já havia realizado e com pouco efeito prático.

— A maioria dos ataques é pelas redes sociais. Contra a minha honra, exposição de deep fake (vídeos e imagens criados por meio de inteligência artificial), usando meu rosto em outro corpo. Sou o alvo preferido dos bolsonaristas. Isso é fato. Por algum motivo, incomodo. Tive uma conversa com uma diretora da Google sobre empreendedorismo feminino. E falei: “Sabia que digitando no Google ‘Janja prostituta’ aparecem trocentas fake news?”. Ficaram sem resposta, porque ganham dinheiro com isso. As big techs são responsáveis por muita violência digital. Já fiz denúncias. Tenho três processos na Justiça. Tem também a violência e o machismo do entorno. Entendo, mas não aceito — declarou.

‘Retrato da misoginia’

Após o ataque, ministros e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestaram solidariedade e comentaram a situação. Presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann ofereceu apoio à primeira-dama e relatou sofrer ataques similares, frutos do que ela chama de “misoginia bolsonarista”. Já o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirma que as plataformas são “permissivas diante do discurso de ódio, da misoginia e da intolerância”.

Veja também

Lula recebe multa do TSE por impulsionar propaganda negativa contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas