domingo 26 de maio de 2024
Plenário do Tribunal Superior Eleitoral durante sessão — Foto: Alejandro Zambrana/TSE
Home / JUSTIÇA / Lula recebe multa do TSE por impulsionar propaganda negativa contra Bolsonaro
quarta-feira 15 de maio de 2024 às 15:01h

Lula recebe multa do TSE por impulsionar propaganda negativa contra Bolsonaro

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em R$10 mil por impulsionar propaganda negativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022. A decisão, publicada na última segunda-feira (13) também aplicou uma multa de R$ 10 mil à Coligação Brasil da Esperança, que tinha o petista como candidato à Presidência da República.

O julgamento ocorreu após análise de uma representação feita por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil. No vídeo impulsionado na página oficial de Lula no Facebook durante a campanha eleitoral de 2022, trechos de pronunciamentos de Bolsonaro foram reproduzidos, incluindo um momento em que o então presidente simulou um paciente com falta de ar, fazendo alusão a um dos principais sintomas da Covid-19. O conteúdo também continha declarações de entrevistados com críticas ao ex-presidente.

O ministro Azevedo Marques, relator do caso, destacou que a legislação eleitoral proíbe o impulsionamento da chamada campanha negativa, permitindo o impulsionamento de publicações apenas para promover ou beneficiar candidatos e suas agremiações. Além disso, os ministros apontaram que o material publicitário estava irregular, pois não continha informações sobre o CNPJ ou CPF do responsável pelo impulsionamento, nem a expressão “propaganda eleitoral”, conforme exigido pela legislação.

A defesa de Lula argumentou que o vídeo não representava uma campanha difamatória, pois reproduzia fielmente as falas de Bolsonaro sobre violência, armas e sensibilidade à pandemia. Segundo a defesa, a fala imitando uma pessoa enferma de Covid-19 em tom de zombaria não consistia em conteúdo inverídico, pois foi veiculada pelo próprio representante em live realizada semanalmente e noticiada em diversos jornais tradicionais.

Veja também

A hipótese de que a humanidade é uma ‘Inteligência Artificial’ antiga

De narrativas religiosas a teorias científicas, os seres humanos têm procurado entender de onde viemos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas