segunda-feira 24 de junho de 2024
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / IR 2024: Prazo para enviar declaração termina na sexta; veja os erros mais comuns
segunda-feira 27 de maio de 2024 às 07:08h

IR 2024: Prazo para enviar declaração termina na sexta; veja os erros mais comuns

NOTÍCIAS


O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 termina nesta sexta-feira (31) e mais de 10 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento para a Receita Federal.

O Fisco recebeu 32.318.105 declarações até as 21h30 de domingo (26). A expectativa do governo é de que sejam enviadas este ano 43 milhões de declarações. Apenas para os moradores do Rio Grande do Sul o prazo final para a entrega foi adiado para o dia 31 de agosto.

Importante destacar, porém, que quando são encontradas divergências nos dados da declaração enviada para a Receita Federal, o contribuinte entra na chamada malha fina e não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em análise.

No ano passado, mais de 1,3 milhão de contribuintes, ou 3,1% do total, tiveram a declaração retida por inconsistências nas informações declaradas. Confira abaixo os erros mais comuns:

Os principais motivos de retenção em malha fiscal

58,1%: deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção

27,6 %: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados

10% : divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF

4,3%: deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

Como consultar?

O contribuinte que já enviou a declaração pode consultar a situação pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!