segunda-feira 17 de junho de 2024
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / IR 2024: Prazo para enviar declaração termina na sexta; veja os erros mais comuns
segunda-feira 27 de maio de 2024 às 07:08h

IR 2024: Prazo para enviar declaração termina na sexta; veja os erros mais comuns

NOTÍCIAS


O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 termina nesta sexta-feira (31) e mais de 10 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento para a Receita Federal.

O Fisco recebeu 32.318.105 declarações até as 21h30 de domingo (26). A expectativa do governo é de que sejam enviadas este ano 43 milhões de declarações. Apenas para os moradores do Rio Grande do Sul o prazo final para a entrega foi adiado para o dia 31 de agosto.

Importante destacar, porém, que quando são encontradas divergências nos dados da declaração enviada para a Receita Federal, o contribuinte entra na chamada malha fina e não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em análise.

No ano passado, mais de 1,3 milhão de contribuintes, ou 3,1% do total, tiveram a declaração retida por inconsistências nas informações declaradas. Confira abaixo os erros mais comuns:

Os principais motivos de retenção em malha fiscal

58,1%: deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção

27,6 %: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados

10% : divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF

4,3%: deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.

Como consultar?

O contribuinte que já enviou a declaração pode consultar a situação pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Veja também

Benjamin Netanyahu dissolve gabinete de guerra de Israel

Oito dias após Benny Gantz se ter demitido do governo de emergência nacional de Israel, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!