domingo 23 de março de 2025
Foto: Reprodução
Home / IMPOSTO DE RENDA / Imposto de Renda: Saiba quando optar pela declaração simplificada ou completa
terça-feira 14 de março de 2023 às 06:58h

Imposto de Renda: Saiba quando optar pela declaração simplificada ou completa

IMPOSTO DE RENDA, NOTÍCIAS


O prazo para que os contribuintes enviem a declaração do Imposto de Renda começa na próxima quarta-feira (15) e se encerra no dia 31 de maio. Nesse período surgem diversas dúvidas e uma das mais recorrentes é a diferença entre a declaração simplificada e completa.

Na declaração simplificada é calculado um desconto automático nos gastos dedutíveis em 20%. Já na completa, é possível abater gastos com pensão alimentícia, despesas médicas e previdência privada, por exemplo. Especialistas ouvidos pela revista IstoÉ Dinheiro explicam do que se trata cada um e qual modelo o contribuinte deve optar.

Para quem a declaração simplificada é melhor?

“A declaração simplificada é mais vantajosa quando o contribuinte não tem despesas que ultrapassem R$16.754, que é o correspondente ao valor do abatimento fixo de 20% da receita. É importante para o contribuinte fazer essa avaliação levando em conta esse valor”, explicou o especialista em tributos da Macro Contabilidade e Consultoria, Wesley Santiago. Cabe lembrar que os gastos dedutíveis são todas as despesas com saúde, educação, previdência privada, aluguéis, entre outros.

Para quem a declaração completa é melhor?

Já a opção da declaração completa é mais vantajosa para quem tem mais de um fonte de renda e realizou mais movimentações financeiras em 2022.

“Se você comprou ou vendeu imóveis e automóveis  ou teve muitas despesas médicas no ano anterior, por exemplo, é mais interessante o modelo completo de declaração, pois haverá um valor maior de restituição”, disse Kályta Caetano, Head de contabilidade da Mais Mei.

Contribuinte pode mudar a modalidade antes de entregar

O programa de declaração do Imposto de Renda ajuda quem ainda estiver com dúvidas de qual modalidade de preenchimento é a mais vantajosa. Enquanto a declaração estiver sendo preenchida um aviso aparece no canto esquerdo indicando qual modalidade vai gerar a maior restituição.

“Se o contribuinte fizer a retificação dentro do prazo de entrega da declaração, até o dia 31 de maio de 2023, ele pode alterar também a forma de tributação, podendo optar pelo modelo completo ou simplificado, mesmo que a escolha na declaração original tenha sido diferente”, encerrou Kályta.

Veja também

Número de mortos em Gaza ultrapassa 50 mil, dizem autoridades ligadas ao Hamas

Marca foi ultrapassada após novos bombardeios israelenses contra enclave palestino, informaram autoridades de saúde subordinadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!