segunda-feira 29 de abril de 2024
Home / GERAL / Implantação de aterro sanitário em Simões Filho poderá comprometer as águas do aquífero
sábado 11 de maio de 2019 às 18:26h

Implantação de aterro sanitário em Simões Filho poderá comprometer as águas do aquífero

GERAL


Vereador diz ser boicotado em todas as sessões que deseja discutir a situação e resolver o problema em uma audiência democrática e aberta ao público

A polêmica em torno da instalação de um aterro sanitário, gerenciado pela empresa Naturalle, em Simões Filho ainda está longe de terminar. Ultimamente, a pauta vem sido motivo de inúmeras discussões na Câmara Municipal.

Na quinta-feira (9), o vereador Sandro Moreira (PSL) protocolou um ofício junto ao presidente da Câmara, com cópia autenticada à Comissão de Meio Ambiente solicitando Audiência Pública em caráter de Urgência/Urgentíssima, a fim de discutir sobre a implantação do lixão no município e assim chegar a um denominador comum.

Apesar de ser um tema tratado com descaso pelo presidente da casa, o vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a chegada destas instalações em Simões Filho poderá comprometer as águas do aquífero do Vale do Itamboatá, que são, segundo publicação no Fala Simões Filho, responsáveis pelo abastecimento de 40% de toda a região metropolitana de Salvador, através das afluentes dos rios Joanes e Ipitanga, e ainda colocará em risco dezenas de espécies sob ameaça de extinção, que vivem no santuário da mata atlântica situado no local.

De acordo com o vereador, já que durante as sessões a mesa diretora manipula as discussões, de modo que, sempre que o assunto do aterro sanitário é tocado, os microfones são desligados e a fala é interrompida, nada mais justo do que mobilizar aqueles que de fato estão interessados em resolver o problema para discutir a situação em uma audiência democrática e aberta ao público.

Ainda conforme publicação, o parlamentar mostrou um dossiê com documentos ligados aos diversos órgãos de competências inerentes ao meio ambiente está sendo preparado para combater a ação da prefeitura, inclusive junto ao Ministério Público.

“Existem aqui os pareceres do INEMA, do Ministério Público, do Governo do Estado, do Conselho Regional de Agricultura da Bahia e todos esses documentos não são à toa não. Eu estou aqui em defesa do povo, não de vereador nenhum, nem do prefeito. Eu estou aqui legitimando uma defesa que me foi outorgada pelo voto popular”, disse Moreira.

Ativistas também estiveram na Câmara Municipal de Simões Filho para protestar, de forma pacífica contra a implantação do aterro sanitário no município. Com cartazes pedindo que a medida fosse revogada pelo prefeito Dinha, os manifestantes tentaram um diálogo na casa, mas até então sem sucesso.

Veja também

Mais 139 médicos são convocados para atuar na rede municipal de saúde

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta última terça-feira (8), a convocação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas