domingo 19 de maio de 2024
Gilmar Mendes durante sua entrevista, esta manhã, à Rádio Bandeirantes de São Paulo / Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / ‘Hoje estão atirando fogos, amanhã pode ter bala’, diz Gilmar Mendes
segunda-feira 15 de junho de 2020 às 09:54h

‘Hoje estão atirando fogos, amanhã pode ter bala’, diz Gilmar Mendes

NOTÍCIAS


A prisão preventiva pode ser “o remédio adequado” contra pessoas que atacam as instituições, afirma Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal conforme o Diário do Poder.

Hoje cedo, a Polícia Federal prendeu em Brasília seis ativistas bolsonaristas, incluindo Sara Winter, líder de um grupo de nominado “Os 300 de Brasília”.

Winter já apareceu em vídeos xingando e ameaçando ministros do Supremo, além de ter participado do ataque com fogos de artifício ao STF na noite de sábado.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Gilmar Mendes disse ser “grave” que o presidente da República não desestimule atos como esse: “Hoje estão atirando fogos, amanhã pode ter bala”.

O ministro do STF vê episódios como o ataque ao STF como fruto do “radicalismo” que se instalou no Brasil. Para o magistrado, muitos dos que participam desse tipo de ato buscam “meio-minuto de fama”.

Ele demonstrou preocupação com a presença de militares da ativa no governo, citando como exemplo o Ministério da Saúde que, na opinião dele, deveria ser comandado por técnicos, ao contrário do que está ocorrendo.

“Antes, falava-se que o PT era o partido da boquinha. Agora, parece haver aparelhamento via Forças Armadas”.

Gilmar condenou a nota assinada por Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, dizendo que as Forças Armadas não vão cumprir “ordens absurdas”:

– “Será que eles podem traduzir o sentimento das Forças Armadas? Receberam autorização dos comandantes? Serão eles os juízes dos julgamentos? ”, questionou o ministro do Supremo.

O magistrado disse não ser favorável ao afastamento de Bolsonaro e salientou que torce pela estabilidade institucional. O ministro conversou com os jornalistas José Paulo de Andrade, Claudio Humberto, Thays Freitas e Pedro Campos, no Jornal Gente.

Veja também

Ultimato eleva pressão sobre Netanyahu por plano para Gaza

Ministro do gabinete de guerra de Israel ameaça renunciar se premiê não apresentar um plano …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas