quarta-feira 1 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Governança e ações de fortalecimento aos microempreendendores são destaques em evento com ministro do TCU
quarta-feira 27 de maio de 2020 às 14:26h

Governança e ações de fortalecimento aos microempreendendores são destaques em evento com ministro do TCU

NOTÍCIAS


O reaquecimento da economia do país passa necessariamente pelo fortalecimento de pequenas e médias empresas, responsáveis por parte significativa dos empregos nos Municípios e pilar da geração de renda. Com fechamento dos comércios por conta da Covid-19, esse setor enfrenta uma grave crise e necessita de apoio para se reerguer. Medidas para superar dificuldades e ações que possam contribuir com a governança fizeram parte de um Webinário do Tribunal de Contas da União (TCU) e contou com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e de  entidades representativas do comércio.

Conduzido pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, o evento realizado na noite desta terça-feira, 26 de maio, reuniu o presidente Glademir Aroldi, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva; e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. Em um formato de alternância nos debates, o evento colocou no centro das discussões a importância da governança, digitalização, compliance, e o acesso ao crédito.

Em sua participação, Aroldi pediu celeridade no socorro aos microempresários e disse que essa ajuda só será efetiva com a união de todos e permitindo o acesso ao crédito de forma desburocratizada. O líder municipalista informou que essa pauta tem sido intensificada pela CNM junto ao governo federal. “Essa questão do crédito é urgente porque estamos correndo contra o tempo e levamos as dificuldades ao Ministério da Economia. Os microempresários são importantes para geração de empregos nos Municípios. Eu acho que a gente precisa unir esforços e fazer com que esse crédito chegue o mais possível”, defendeu.

O secretário do Ministério da Economia concordou com o posicionamento do presidente da CNM e disse que a Pasta tem adotado medidas para facilitar esse acesso. “Estamos concluindo a regulamentação do Sistema Nacional de Garantia de Crédito e vamos trabalhar com a qualificação de pessoas”, relatou Carlos da Costa. Já o presidente do Sebrae destacou parcerias com instituições financeiras que podem ajudar comerciantes. “A gente vai estar ao lado da microempresa e auxiliar a gestão financeira. Com o acesso ao crédito, vamos melhorar também a produtividade. Nós temos 150 linhas de crédito cadastradas para a microempresas por meio de agências de desenvolvimentos de estados, bancos públicos e privados”, ressaltou.

Governança e compliance

Nardes considerou imprescindível o fortalecimento da administração municipal com base na governança e citou também o compliance para que as empresas sejam mais eficientes. Ele lembrou o trabalho conjunto com a Confederação para alcançar esse objetivo. “A CNM está empenhada para implementar a governança e buscar a eficiência e os Municípios desempenham papel fundamental na base. Se fizermos uma política de prevenção pelo compliance, vamos conseguir alcançar também resultados positivos nas empresas”, argumentou o ministro do TCU.

O presidente da Comicro endossou a importância da compliance. “Tem que criar um código de conduta entre os funcionários com planejamento que é extremamente necessário para a pequena empresa”, ressaltou. Por sua vez, Aroldi elogiou a importância da parceria com o TCU que, segundo o seu entendimento, tem mudado a administração municipal. “A governança vai fazer uma diferença enorme. Os prefeitos das últimas gerações compreenderam a necessidade para que a gente possa ter excelência na prestação dos serviços públicos e uso adequado dos recursos no atendimento à população. O trabalho do TCU é fundamental para alcançar esse eficiência”, reforçou.

Digitalização

A tecnologia como aliada na eficiência da prestação dos serviços foi um ponto consensual no evento. Para Carlos Melles, o avanço tecnológico das empresas é fundamental. “Ou fazemos a digitalização ou ficaremos para trás. Esse processo é preponderante no aumento da produtividade da micro e pequena empresa”. O presidente do Sebrae citou o Acelera Digital como um importante trabalho de auxílio aos empreendedores. “Estamos com protocolos de atividades diferentes. Um deles é o Acelera Digital que vai facilitar para que a comunicação seja positiva”.

Veja também

Seminário com MP-BA, TCM-BA e TCE-BA orienta prefeitos nas contratações para festas juninas

O conselheiro Nelson Pellegrino, diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas