segunda-feira 29 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Febre Aftosa: Meta é que a Bahia vacine mais de 3 milhões de cabeças de gado

Febre Aftosa: Meta é que a Bahia vacine mais de 3 milhões de cabeças de gado

Foto: Assessoria
sábado 3 de novembro de 2018 às 10:07h

Com o foco em manter o status de estado livre da Febre Aftosa e consolidar o reconhecimento positivo, inclusive, internacionalmente como região que se preocupa com os cuidados com os animais, especialmente, o gado, a Bahia terá a segunda etapa de vacinação contra doença.

O Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap) convoca os pecuarista para que sigam, rigorosamente, o calendário da Campanha de Vacinação que teve início na quinta-feira (1º) e segue até o final do mês, 30 de novembro. Além disso, o Fundap alerta quanto às demais obrigações estabelecidas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para o referido período.

De acordo com o diretor de Defesa Animal da ADAB, Rui Leal, a vacinação terá contribuição direta na manutenção do estado como zona livre da doença. “O nosso objetivo é manter o status de zona livre de Febre Aftosa concedido à Bahia, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pelo 17º ano consecutivo. Essa meta estabelecida garante a manutenção de índices vacinais superiores a 90% e o cumprimento semestral das metas exigidas pelos organismos internacionais”, pontua.

Os responsáveis por animais que não vacinarem o rebanho durante o período da Campanha de vacinação, e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. É válido ressaltar aos produtores a necessidade da vacina contra a Brucelose que também é obrigatória

Veja também

Bruno Reis entrega nesta segunda-feira contenção de encosta na Caixa D’Água

A Prefeitura de Salvador entrega nesta segunda-feira (29) uma nova contenção de encosta no bairro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas