terça-feira 30 de novembro de 2021
Foto: Repodução
Home / NOTÍCIAS / Falta de chuva no interior da Bahia liga alerta nas áreas mais populosas
domingo 24 de outubro de 2021 às 16:33h

Falta de chuva no interior da Bahia liga alerta nas áreas mais populosas

NOTÍCIAS


Conforme o programa Bahia Rural, da TV Bahia, a falta de chuva em cidades do interior da Bahia provocou a redução do Rio Paraguaçu, o maior do estado, e praticamente secou o trecho do Rio Jacuípe, que corta a cidade de Riachão do Jacuípe, a cerca de 190 km de distância de Salvador. Agricultores relatam perdas na produção rural e prejuízos financeiros por causa da estiagem.

No Paraguaçu, maior rio totalmente baiano, que nasce na Chapada diamantina e desagua na Baía de Todos-os-Santos, a vazão caiu 95%. O Instituto Nacional de Recursos Hídricos (Inema) chegou a reduzir pela metade e a quantidade de água que pode ser retirada para irrigar as plantações.

O reservatório abastece a região mais populosa do estado, que inclui Salvador, cidades da região metropolitana, e Feira de Santana, o segundo maior município baiano. Sem chuva, o lago reduziu para pouco mais de um quarto da capacidade.

Apesar de a situação despertar o alerta à região mais populosa do estado, o Inema disse que, por enquanto, não há risco de desabastecimento.

Veja também

Governo da Bahia coloca vacinação e testagem contra Covid-19 nos portos e aeroportos

Os portos e aeroportos da Bahia receberão pontos de vacinação e testagem contra a Covid-19. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!