domingo 5 de maio de 2024
Ex-presidente argentino Alberto Fernández - Foto: Reuters via BBC
Home / Mundo / MUNDO / Ex-presidente vê gravidade em decreto de Milei
quinta-feira 21 de dezembro de 2023 às 08:02h

Ex-presidente vê gravidade em decreto de Milei

MUNDO, NOTÍCIAS


O ex-presidente argentino Alberto Fernandez usou suas redes sociais na madrugada desta quinta-feira (21) para criticar o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) feito por Milei nesta quarta (20), que viabiliza a desregulação econômica do país.

“Nosso país assiste a um evento de extrema gravidade institucional nunca antes visto. O Poder Executivo, num ato de claro abuso de poder, avançou sobre as atribuições exclusivas do Poder Legislativo”, escreve Fernandez.
O DNU de Milei modifica ou revoga mais de 350 normas na lei argentina e está prevista para entrar em vigor nesta quinta-feira (21), assim que for publicado no Diário Oficial.

“É evidente que o Presidente Javier Milei golpeou o sistema republicano de governo e adotou medidas em detrimento da indústria nacional, dos bens e recursos do Estado e dos direitos dos trabalhadores”, comenta o ex-presidente.

Segundo o Fernandez, o decreto terá graves efeitos econômicos e sociais na Argentina, como a possível precarização dos sistemas de saúde, de trabalho e de direitos dos cidadãos. Ele acrescenta “que a República argentina está em risco” e que Milei “tem responsabilidade por violar grosseiramente as regras do Estado de Direito”.

Para advogados constitucionalistas ouvidos pelo jornal argentino La Nacion, o decreto não atende aos requisitos da Constituição Nacional argentina e Milei teria ultrapassado seus poderes, avançando sobre as competências do Congresso.

Para o ex-presidente, os problemas da Argentina “podem e devem ser resolvidos através dos canais legais e institucionais previstos na Constituição Nacional”.

Veja também

Líder espírita Divaldo Franco, ‘embaixador da paz’, celebra 97 anos, 77 deles em missão mediúnica

Um dos maiores divulgadores da doutrina espírita na atualidade, o médium Divaldo Franco celebra, neste …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas