quarta-feira 15 de maio de 2024
Foto: @JEFFDAVILA
Home / DESTAQUE / Deputados baianos cobram da ANTT responsabilização da ViaBahia por descumprimentos
quarta-feira 30 de agosto de 2023 às 08:14h

Deputados baianos cobram da ANTT responsabilização da ViaBahia por descumprimentos

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Compondo a comitiva de deputados estaduais membros da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o deputado estadual municipalista Hassan (PP) participou, em Brasília, na tarde desta terça-feira (29) de audiência com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e cobrou com veemência a duplicação da BR-116, e providências contra o descaso e negligência com que a concessionária ViaBahia vem administrando as rodovias BRs 116 e 324 na Bahia. Hassan frisou a necessidade e urgência da duplicação da BR-116, desde a ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais, com ênfase no trecho da Serra do Mutum, que vai de Jaguaquara a Jequié.

Hassan esclareceu ao executivo da ANTT que “a duplicação da BR-116 está prevista no contrato com a concessionária que, impunemente, não cumpre com o acordado mas, mesmo assim, pune os baianos com aumentos abusivos das tarifas de pedágio”. O deputado estadual Hassan, que move a campanha ‘BR-116 duplicação já! Serra do Mutum – trecho prioritário’, ponderou que “esse trecho, que vai de Jaguaquara a Jequié, infelizmente, tem sido palco de tragédias, com inúmeros acidentes e mortes, que poderiam ser evitadas se a ViaBahia não atuasse de forma tão negligente, deixando a rodovia sem manutenção adequada, esburacadas, sem sinalização e iluminação”.

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Infraestrutura da AL-BA, Eduardo Salles, entregou ao diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, ofício solicitando que a agência aplique à ViaBahia as sanções previstas por descumprimento do contrato.

Depois do encontro na ANTT, os deputados estaduais baianos participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados, na Comissão de Viação e Transportes, proposta pelos parlamentares federais Diego Coronel e Gabriel Nunes, onde debateram a situação das BRs 324 e 116 e cobraram providências junto ao Ministério dos Transportes. Duas semanas antes dessa ação na capital federal, os membros da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio e participação de Hassan, protocolaram na Polícia Federal (PF) na Bahia uma representação criminal solicitando que a concessionária ViaBahia seja investigada e responsabilizada por agir com negligência.

A luta do deputado Hassan pela duplicação da BR-116, que agora chega a Brasília, começou tão logo assumiu o mandato parlamentar. Em março desse ano, ele encaminhou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), solicitando que fossem envidados esforços junto ao Ministério dos Transportes para a duplicação da BR-116.

No dia 30 do mesmo mês, participando na capital federal, da 24ª Marcha a Brasília em defesa dos municípios, Hassan reuniu-se em audiência com a gerente de assuntos federativos, Elisa Pellegrini, e com o secretário especial de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, para reiterar a solicitação de duplicação da BR-116, e nesse sentido protocolou documento ao ministro Rui Costa.

Além dos deputados Hassan (PP) e Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, participaram das audiências os parlamentares estaduais Matheus Oliveira (MDB), Luciano Araújo (Solidariedade), Cláudia Oliveira (PSD), Robinson Almeida (PT), Ricardo Rodrigues (PSD), Marquinhos Viana (União Brasil), Tiago Correia (PSDB), Raimundinho da JR (PL) e Marcinho Oliveira (União Brasil), e ainda os deputados federais Diego Coronel (PSD), Gabriel Nunes, Mário Negromonte Júnior (PP) e Rogéria Santos.

Veja também

Takeda fecha acordo de US$ 2,2 bilhões com startup para desenvolver vacina contra o Alzheimer

Em comunicado divulgado na segunda-feira (13) a farmacêutica japonesa Takeda anunciou que fechou um acordo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas