domingo 5 de maio de 2024
Foto: Vitor Fernandes / Ascom Marcelo Veiga
Home / POLÍTICA / Deputado sugere ampliar e equipar brigadas para diminuir grandes incêndios na Chapada
sexta-feira 25 de outubro de 2019 às 06:18h

Deputado sugere ampliar e equipar brigadas para diminuir grandes incêndios na Chapada

POLÍTICA


Os últimos grandes incêndios, que devastaram áreas de vegetação em municípios da Chapada Diamantina, foram combatidos e controlados, mas poderiam ter causado menos prejuízos para a fauna e flora. É o que afirmou o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) ao propor ampliar e equipar as brigadas voluntárias anualmente e realizar ações de prevenção para as comunidades rurais e urbanas. De acordo com o parlamentar, as ações do governo do Estado são fundamentais para evitar desastres ambientais como as queimadas na região chapadeira, entretanto, as brigadas podem ir para o primeiro combate com equipamentos de proteção individual e bombas-costais, não deixando o fogo se alastrar de forma tão rápida.

“A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, tem acompanhado e participado dos combates, o governo liberou aeronaves e recursos imediatamente para conter as chamas em áreas de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Houve atuação também na região entre Palmeiras, Lençóis e em Andaraí. Entretanto, as brigadas podem ajudar no início, antes que as chamas fiquem incontroláveis e destruam áreas de proteção ambiental e o habitat natural dos animais silvestres”, frisa o parlamentar Marcelo Veiga, titular da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O vice-líder do governo Rui Costa (PT) diz que todo ano o fogo é notícia na Chapada Diamantina. Marcelo aponta que existe dificuldade para combater as chamas por conta da região ter muitas serras e vales, e isso é mais um motivo para que os brigadistas voluntários atuem logo que o fogo for descoberto. “Para isso, as brigadas precisam de uma atenção maior até financeiramente ou que as prefeituras se comprometam em realizar a logística para que esses combatentes tenham o mínimo de estrutura durante atuação de combate. É preciso ressaltar o trabalho da pasta de Meio Ambiente, do titular João Carlos, que conseguiu articular e conter as chamas dos últimos incêndios”, finaliza.

Veja também

Bolsonaristas veem esquerda em modo analógico após Lula dizer que ato de 1º de Maio em SP foi ‘mal convocado’

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliaram segundo o blog da Andréia Sadi, que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas