domingo 5 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / POLÍTICA / Deputado Hilton Coelho apresenta indicações para enfrentamento da pandemia
quarta-feira 29 de abril de 2020 às 15:01h

Deputado Hilton Coelho apresenta indicações para enfrentamento da pandemia

POLÍTICA


O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma série de indicações, exaradas pelo Legislativo baiano, endereçadas aos governos federal e estadual, além da Prefeitura de Salvador, para contribuir no enfrentamento à crise sanitária do coronavírus (covid-19). Parte delas atende às comunidades quilombolas e indígenas, micro e pequenas empresas e moradores da Ilha de Maré, pertencente à capital do estado.

Endereçadas ao governador Rui Costa e ao prefeito ACM Neto, o parlamentar sugeriu que os governos incentivem a fabricação de máscara de pano pelas micro e pequenas empresas de malharia espalhadas pela Bahia, no caso do governo estadual, e em Salvador, em relação ao prefeito da cidade. O objetivo, diz Coelho, é garantir a continuidade dos empregos e, ao mesmo tempo, a proteção da população baiana.

“O ideal é a utilização da máscara modelo N95. Entretanto, como há falta deste produto no mundo inteiro, artigos científicos e especialistas estão recomendando o uso de outros tipos de máscaras, inclusive a de pano que, apesar da menor proteção, já garante algum tipo de barreira contra o espraiamento do vírus”, justifica o legislador, lembrando que o governo estadual distribuirá máscaras para a população e um edital de licitação está aberto para a compra de até 10 milhões de unidades.

Em outro documento, o deputado solicita, aos governos do Estado e da capital, a disponibilização de uma “ambulancha” para atender as necessidades da população de Ilha de Maré, durante o período da pandemia. “É urgente garantir o acesso à saúde, especialmente para os segmentos que têm maior dificuldade de locomoção, dada a existência de barreiras físicas, como é o caso da Ilha de Maré”, argumentou.

Hilton Coelho também encaminhou à Presidência da República e ao Governo da Bahia pedido para que se crie um plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus em todas as comunidades quilombolas e indígenas do país, em especial na Bahia, “garantindo, ao menos, a proteção integral à saúde e à segurança alimentar”.

Para o socialista, é urgente garantir a segurança alimentar e sanitária dos territórios quilombolas e indígenas: “Algumas comunidades podem ser muito mais afetadas pela epidemia do coronavírus, dada a fragilidade das políticas de saúde pública e segurança a elas direcionadas. Para fazer frente a esta situação, é necessário que o governo federal e o estadual criem plano de contingência estruturado para enfrentamento da epidemia”.

Veja também

Líder do governo Lula pede reunião a Rodrigo Pacheco para ‘acalmar’ relação

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), pediu um espaço na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas