quinta-feira 16 de maio de 2024
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, em uma reunião no Palácio do Planalto. - Foto: Evaristo Sá/AFP
Home / DESTAQUE / CPI do MST racha PT e PSOL e vai sobrar para Rui Costa
domingo 25 de junho de 2023 às 06:57h

CPI do MST racha PT e PSOL e vai sobrar para Rui Costa

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O tom elevado da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) contra a oposição ao governo Lula na CPI do MST vinha agradando ao Partido dos Trabalhadores desde o início dos trabalhos da comissão. Mas, na última semana, Sâmia se recusou a seguir um acordo entre governistas e oposicionistas para votar requerimentos em bloco e poupar alguns ministros e causou um problema para o PT e para o Planalto.

Sem o acordo, agora a CPI vai por segundo Roseann Kennedy e Levy Teles, do Estadão, para votar a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depor no colegiado. Como a oposição é maioria, consegue aprovar o requerimento.

A situação gerou tanto desconforto, que o vice-líder do PT, deputado Alencar Santana (SP), advertiu Sâmia ainda durante a reunião para que cumprisse o acordo. Ela disse que não havia combinado nada. O estresse entre eles continuou fora da sala.

Alencar afirmou à Coluna que já procurou o presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), e vai conversar com o relator da comissão, deputado Ricardo Salles (PL-SP), para tentar retomar o acordo.

Salles também falou com a coluna do Estadão e deixou clara a irritação: “sinto muito, mas essa estratégia de por um pra bater e outro assoprar não dá mais”.

Além de Rui Costa, pode ser convocado o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias. O argumento é que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que faz monitoramento de invasões de terra no país, estava sob comando deles.

Veja também

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas