quinta-feira 2 de maio de 2024
Propriedade de Nelson Piquet foi usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para guardar dois conjuntos de joias recebidas pelo governo da Arábia Saudita Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Conheça fazenda de Piquet onde Bolsonaro guardou joias dadas por governo saudita
sábado 15 de abril de 2023 às 18:03h

Conheça fazenda de Piquet onde Bolsonaro guardou joias dadas por governo saudita

NOTÍCIAS


Uma propriedade de Nelson Piquet foi usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para guardar dois conjuntos de joias recebidas pelo governo da Arábia Saudita. A “Fazenda Piquet” fica localizada em área nobre da capital federal e, entre outras construções, conta com um galpão no qual Bolsonaro guardou 175 caixas (para guardar os presentes que recebeu quando foi presidente) em cerca de 200 metros cúbicos, segundo a colunista Bela Megale, do O Globo.

No local, entre outras coisas, há também o Centro Hípico Lago Sul, uma escola que dá aulas particulares de equitação e equoterapia. A propriedade tem uma parte residencial e uma pista de pouso para aeronaves.

A fazenda ainda conta com ao menos um colégio de ensino primário e uma cafeteria. Há no local também um galpão no qual Piquet mantém uma série de veículos guardados, entre eles veículos clássicos como um Ford GT, uma Ferrari 308 e um Jaguar XK 120.

O local, no entanto, também já foi alvo de uma ação da Justiça em 2012, devido ao desmatamento de uma área de preservação ambiental na propriedade. Na ocasião, Geraldo Piquet, irmão do ex-piloto, foi preso pelo crime, mas acabou liberado após pagar uma fiança no valor de 15 salários mínimos — apesar de dano ambiental ser um crime inafiançável e o acusado ter sido preso em flagrante.

Segundo reportagem publicada pelo G1 na ocasião, a pista, destinada ao tráfego de aviões, já existia e era regulamentada, com cerca de 760 metros de extensão, mas estava sendo ampliada, segundo a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), em mais 100 metros, sobre uma área de preservação permanente da bacia de São Bartolomeu.

Na ocasião, a polícia identificou a destruição da mata quando sobrevoava a região, e encontrou um desmatamento de quatro quilômetros quadrados de área, após o início das obras no local, um mês antes, e sem licença e sem um estudo de impacto ambiental. Na fazenda ainda foram encontrados funcionários e maquinário que faziam a remoção de terra e terraplanagem para a ampliação da pista de pouso.

O local também foi palco de um acidente no início do ano passado, quando um avião de pequeno porte caiu próximo ao aeródromo da propriedade. Na ocasião, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), cinco pessoas estavam na aeronave e saíram ilesas. De acordo com o relato do piloto, a aeronave recebeu uma rajada de vento lateral em baixa altitude, o que teria provocado a queda.

Veja também

“TSE se dedica a garantir a liberdade de escolha do eleitorado”, afirma presidente do TSE

“O Tribunal Superior Eleitoral vem se dedicando a reforçar a liberdade de escolha das eleitoras …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas