segunda-feira 22 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / EVENTOS / Congresso Baiano de Pediatria é retomado após sete anos
quarta-feira 7 de junho de 2023 às 16:18h

Congresso Baiano de Pediatria é retomado após sete anos

EVENTOS, NOTÍCIAS


Estão abertas no Sympla as inscrições para o IX Congresso Baiano de Pediatria e I Congresso Regional de Pediatria de Feira de Santana, que serão realizados entre 26 e 29 de julho. A última edição do Congresso Baiano de Pediatria foi em 2016, em Salvador, e a retomada acontece sete anos depois, com realização inédita no interior e grande expectativa.

Promovido pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), com o apoio nesta edição da Sociedade de Pediatria de Feira de Santana (Sopefs), e sob a presidência da pediatra Graciete Vieira, o congresso está aberto a médicos pediatras, médicos de outras especialidades, profissionais de saúde não médicos (enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros), residentes e estudantes.

Entre os temas a serem discutidos estão autismo, TDAH, aleitamento materno, distúrbios funcionais do aparelho digestivo, obesidade, violência na escola, doenças raras, afecções oftalmológicas na infância, vacinação, Covid-19 e uso de telas.

No dia 26, haverá cursos pré-congresso e o I Simpósio Multiprofissional em Pediatria, no Hotel Ibis. Os dias 27, 28 e 29 serão dedicados ao IX Congresso Baiano de Pediatria, no auditório do NH Hotels, no edifício Charmant.

Atualidade

A presidente da Sobape, pediatra Ana Paz, ressalta que cada detalhe da programação foi pensado e discutido com o objetivo de apresentar temas da atualidade e questões frequentes do dia a dia das crianças e adolescentes, revendo propostas e diretrizes. “Os professores convidados são referência em suas áreas e, certamente, será uma excelente oportunidade de atualização”, reforça.

Para Graciete Vieira, presidente do congresso, a expectativa é muito grande, considerando que “saímos de uma pandemia e um evento presencial vai permitir maior interação entre os pediatras, o que resultará em uma rica troca de experiências e de aprendizado”.

Ela explica que o intercâmbio dos pediatras com outros profissionais de saúde será assegurado mediante a realização do simpósio, destinado a fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e fonoaudiólogos, dentre outros.

“Esta inovação se caracteriza como uma importante atitude, que permitirá a interdisciplinaridade e aproximação de diversos profissionais de saúde, fundamentais para o atendimento individualizado e integral da criança em respeito às suas peculiaridades e particularidades”, acrescenta.

Professores

As atividades serão oportunidades de atualização científica, mediante a presença de renomados professores baianos com destaque nacional e de convidados de outros estados, como Liubiana Arantes de Araújo (MG), Renato Kfouri (SP), Elsa Regina Justo Giugliani (RS) e Kelly Coca (SP).

As inscrições com valores diferenciados para sócios da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e para estudantes podem ser feitas no Sympla, onde é possível consultar mais detalhes da programação e orientações sobre a inscrição de trabalhos científicos: www.sympla.com.br

Veja também

Maternidade no Subúrbio Ferroviário de Salvador é destaque em atendimento humanizado pelo SUS

Às 7h42 de 2 de junho de 2024, a enfermeira Carina Aguiar Pitanga Suares, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!