sexta-feira 10 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Confira como foi a sessão de retorno dos trabalhos do 2º semestre na AL-BA
terça-feira 1 de agosto de 2023 às 19:49h

Confira como foi a sessão de retorno dos trabalhos do 2º semestre na AL-BA

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O assunto que dominou os pronunciamentosda sessão de retornodos trabalhos do segundo semestre da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta terça-feira (1º), foi o pedido de instalação de uma CPI para investigar a prestação de serviços da concessionária ViaBahia, responsável pelas rodovias pedagiadas BR-324 e BR-116. Por acordo entre os líderes do governo e da oposição, respectivamente deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), o horário do pequeno expediente foi estendido para garantir a fala de todos os inscritos.

Robinson Almeida (PT) registrou seu apoio à CPI da ViaBahia, anotando que a Coelba também é alvo de investigação em subcomissão da Casa. O petista informou ainda sobre debates para tratar da expansão de ensino superior no interior e na capital.

Pablo Roberto (PSDB) lamentou os dados divulgados pela imprensa nacional sobre a violência no Brasil, que colocaram a Bahia como a polícia que mais mata no país. Ele citou que houve 900 tiroteios, de janeiro a julho desse ano, na RMS.

Pedro Tavares (União Brasil) hipotecou seu apoio à CPI da ViaBahia, elogiando a iniciativa do deputado Marcinho Oliveira (União Brasil). O parlamentar registrou sua visita ao município de Jussara, no dia dos festejos dos 61 anos de sua emancipação política.

Hilton Coelho (PSol) falou sobre o projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos e que será tema de debate na Comissão de Agricultura da ALBA. Ele registrou também reunião com a APLB pela manhã.

Hassan (PP) se associou às críticas à ViaBahia, justificando sua adesão à instalação da CPI.O deputado também comemorou o anúncio de que o Hospital Prado Valadares, de Jequié, terá um centro de atendimento em oncologia para região.

Dr. Diego Castro (PL) discorreu sobre o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coloca quatro cidades baianas como as mais violentas do Brasil. O liberal se posicionou ainda contrário ao PL de Hilton Coelho sobre agrotóxicos.

Tiago Correia (PSDB) também externou sua preocupação quanto ao PL que pretende vedar uso de pulverização aérea de agrotóxicos. O tucano defendeu que o tema deve ser tratado de forma técnica, “sem interferência ideológica e bandeiras partidárias”.

Olívia Santana (PC do B) registrou pesar e clamou por justiça ao citar o caso de Gabriel Silva da Conceição Júnior, de 10 anos, morto, em Lauro de Freitas, durante uma operação policial. A deputada afirmou que não se pode naturalizar essas ações.

Robinho (União Brasil) voltou a criticara qualidade dos serviços do Planserv. Segundo o progressista, o Governo do Estado mantém a gestão do plano com empresa privada ligada à operadora de saúde Hapvida.

Luciano Araújo (SD) fez coro às críticas sobre a gestão da ViaBahia. Ele também frisou que assinou o requerimento e apoio à instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as denúncias feitas por usuários das BRs 324 e 116.

Leandro de Jesus (PL) questionou a entrega da Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu, honraria a ser concedida em sessão especial nesta quinta (3). Ele também criticou resolução do Conselho Nacional de Saúde referente a aborto e maconha.

Eures Ribeiro (PSD) destacou a passagem do 336ºaniversário do Santuário de Bom Jesus da Lapa, local que abriga a terceira maior romaria do Brasil, conforme frisou. Ele parabenizou os organizadores da festa, que ocorre neste mês de agosto.

Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição, chamou a atenção para a violência na Bahia e cobrou medidas do Poder Executivo para combater o problema. Ele também defendeu um debate público sobre o contrato da ViaBahia, das invasões de terra no Estado e da situação do Planserv.

José de Arimateia (Republicanos) destacou a passagem do 17º aniversário da primeira Delegacia de Atendimento à Pessoa Idosa, defendendo a implantação de novas unidades no interior. Ele também falou da mobilização contra o abate de jumentos.

Júnior Nascimento (União Brasil) informou que, através de emendas em parceria com o deputado federal Elmar Nascimento, será realizada obra que levará água do Rio São Francisco para a região do Salitre, beneficiando diversas localidades de Juazeiro e Campo Formoso.

Neusa Cadore (PT) contou que participou, nesta segunda-feira (31), dos festejos dos 59 anos do Teatro Vila Velha, em Salvador. Ela ressaltou que o equipamento se firmou como espaço de resistência, criatividade, inovação e de ousadia, pois nasceu em 1964, em plena Ditadura Militar.

Marcinho Oliveira (União Brasil) agradeceu aos colegas as assinaturas para instalação da CPI da ViaBahia.Ele enalteceu o caráter suprapartidário do documento, agradecendo especialmente os apoios dos líderes das bancadas, Rosemberg Pinto e Alan Sanches.

Fabíola Mansur (PSB) se somou aos demais colegas pela apuração das denúncias de maus serviços prestados pela ViaBahia. Ela informou sobre aprovação de requerimentos para audiências públicas, como modernização do aeroporto de Irecê.

Vitor Bonfim (PV) também se associou ao deputado Marcinho Oliveira e pediu ao presidente da ALBA e aos líderes da Casa empenho para que a CPI da ViaBahia seja levada adiante. Para ele, deve-se apurar a prestação do serviço, pois se trata de uma relação da empresa com os consumidores.

Rosemberg Pinto (PT) afirmou que o pedido de CPI da ViaBahia é suprapartidário e tem legitimidade, por analisar a prestação dos serviços e não a concessão, que é de âmbito federal. Ele registrou ainda reunião com a Transpetro sobre reativação de estaleiros na Bahia.

Veja também

Deputados baianos já gastaram uma bolada com passagens aéreas; confira valores

Os deputados federais baianos já gastaram conforme o BNews, em quatro meses, R$ 735,9 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas