sexta-feira 17 de setembro de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Conecta Startup Brasil estimula geração de emprego no setor
sexta-feira 23 de julho de 2021 às 11:23h

Conecta Startup Brasil estimula geração de emprego no setor

NOTÍCIAS


Foi concluída a primeira edição do Programa Conecta Startup Brasil, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, estimular a inovação aberta no Brasil e desenvolver ações para preparar startups brasileiras para os desafios do mercado. Como resultado, entre outros números, o programa estimulou aproximadamente 600 empregos diretos via bolsas de fomento para as 100 startups aprovadas.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação de Promoção à Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). A iniciativa conecta diversos atores do setor de inovações como empresas, indústrias, centros educacionais de pesquisa e desenvolvimento, rede de mentores, incubadoras, aceleradoras, investidores e as startups.

O Conecta Startup Brasil impactou mais de 21.400 pessoas em 13 meses de execução em todas as regiões do país. Foram realizados 46 eventos presenciais de mobilização, cobrindo 85% dos estados brasileiros e 100% das regiões, com participação de mais de 10.400 pessoas. Ocorreram também, os eventos de encerramento das etapas – os Conecte-se -, que foram transmitidos via YouTube. Os eventos somaram mais de 2.750 espectadores na primeira edição e mais de 3.150 pessoas na segunda etapa.

Foram inscritos mais de 2.900 empreendedores, membros integrantes das startups cadastradas na Chamada Pública para seleção de equipes. As startups selecionadas têm acesso a mais de U$ 125 mil em serviços digitais providos como benefícios de parceiros.

Diversas ações promovidas fizeram com que algumas empresas ficassem no programa mesmo sem o recebimento da bolsa. Foram realizadas 53 conexões entre startups e empresas selecionadas. Durante as três etapas de execução do programa aconteceram 430 horas de acompanhamentos individuais com startups e 96 horas com empresas. Outro ponto que auxiliou o desenvolvimento dos negócios foi a mentoria, que possui uma base de mais de 500 mentores e que ofertou 400 horas de orientações especializadas e técnicas às equipes.

Próximos passos

Uma segunda edição do programa Conecta Startup Brasil já está nos planos do MCTI. O Ministério está trabalhando com os parceiros a nova etapa. Assim que for lançado o edital, ele será divulgado tanto no site do MCTI como no Startup Point, portal que reúne todas as iniciativas de apoio a startups do Governo Federal:

Acesso o portal Startup Point

Veja também

Prefeito de Itabuna se reúne com autoridades de segurança para discutir estratégias de combate à criminalidade

Autoridades da segurança pública foram recebidas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na terça-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!