domingo 5 de maio de 2024
Home / NOTÍCIAS / Como foi o jantar de Lula com 45 empresários em SP
quarta-feira 28 de setembro de 2022 às 07:33h

Como foi o jantar de Lula com 45 empresários em SP

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Lula fez um discurso de 15 minutos diante de cerca de 45 grandes empresários na noite desta última terça-feira (27) num jantar promovido pelo grupo Esfera, em São Paulo. Segundo o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, esse foi o encontro mais amplo do líder nas pesquisas com o empresariado nesta eleição. Nele, não fez qualquer revelação sobre o que pretende fazer se vencer a eleição para presidente.

Repetiu, no entanto, o tom de suas falas nas últimas semanas. Repisou os temas que tem falado como candidato. Disse que, se eleito, vai lutar para recuperar a credibilidade internacional do Brasil. Insistiu que no seu governo a economia do país voltará a ser forte e que vai atrair capital estrangeiro para investimentos. Falou também que a Petrobras terá um papel importante.

Lula antecipou que pretende encaminhar a discussão da reforma tributária, com especial ênfase no setor industrial. Também destacou a sua obsessão em reduzir ou eliminar a fome. Disse também que fará um pesado investimento em Educação e na geração de empregos. Sobre o mandato do presidente do Banco Central, Lula disse que não será limitado ao combate à inflação e também deverá focar no crescimento do PIB e na geração de empregos. E completou ao final, reciclando frases que disse ao longo da campanha:

— Eu não tenho tempo nem idade para errar. Por isso, vou me dedicar como jamais alguém se dedicou para recuperar esse país. E estou com tanta fé no Brasil que me casei: 76 anos, energia de 30, tesão de 20. Eu nunca estive tão consciente. Eu sei da situação, da gravidade, dos problemas. Nós vamos ter que recuperar inclusive a harmonia entre as famílias, que brigam entre si. Lulinha e Geraldo-Paz e Amor: estamos de volta.”​​​​​

Antes de iniciar sua fala para uma plateia de cerca de 45 empresários e altos executivos de grande empresas, como André Esteves (BTG), Abilio Diniz (Península/Carrefour) , Rubens Ometto e Luiiz Hnerique Guimarães (Cosan), José Olympio (ex-Credit Suisse), Michale Klein, Benjamin Steinbruch (CSN), Isaac Sydney (Febraban), Flavio Rocha (Riachuelo) e Josué Gomes da Silva (Fiesp), Lula disse que queria ouvi-los.

João Camargo, presidente da Esfera e anfitrião da noite, então, chamou cinco dos presentes para intervenções curtas: Abilio, Esteves, Guimarães e Fabio Ermírio de Moraes (Votorantim) foram os escolhidos.

Nenhum deles fez perguntas (nem mesmo ousaram questionar o candidato sobre quais serão os nomes para a área econômica). Apenas deram depoimentos sobre o que o Brasil precisa ou sobre os pontos fortes do país. Esteves, por exemplo, falou da importância de se aproveitar o que foi feito inclusive pelo governo atual. Abilio disse que se Lula ganhar “deveria continuar sendo Lula”.

Um empresário presente qualificou a noite como “sóbria e polida”.

Lula chegou ao encontro às 19h30, com uma hora e meia de atraso. Estava acompanhado de Janja, Geraldo Alckmin, Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann, entre outros. Assim que chegou, cumprimentou com um aperto de mãos cada um dos empresários presentes, incluindo os obviamente bolsonaristas, como Roberto Justus, entre outros.

A propósito, aos empresários que chegavam ao apartamento de Camargo era pedido que entregassem o celular, que só lhes foi devolvido ao final do jantar.

Veja também

Fracasso no 1º de maio aquece possível reforma ministerial com foco em Macêdo e Pimenta

Mesmo antes do fracasso de público do 1º de maio, as especulações sobre uma alteração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas