sábado 27 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador aprova a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável
sexta-feira 19 de abril de 2019 às 05:04h

Câmara de Salvador aprova a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável

DESTAQUE, POLÍTICA


Foi aprovada nesta semana na Câmara Municipal de Salvador a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável. O colegiado tratará de temas importantes, tais como o associativismo através do trabalho de reciclagem.

O colegiado terá a competência para opinar sobre proposições e formular medidas para a recuperação dos recursos naturais, fomentar debates, audiências e discussões, além de desenvolver ações educativas com organizações da sociedade civil, trabalhadores da reciclagem, sucateiros e outros movimentos.

O colegiado também fiscalizará e realizará ponderações sobre a criação de normatizações, com o propósito de proteger e apresentar alternativas para o desenvolvimento econômico e sustentável de Salvador.

O desenvolvimento sustentável é uma nova forma de desenvolvimento econômico que leva em conta o meio ambiente e busca a redução do uso de matérias-primas, produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Este termo é proveniente da língua inglesa. “Re” significa repetir e “cycle” corresponde a ciclo. Portanto, reciclagem é “repetir o ciclo”.

Reciclar significa reaproveitar as matérias-primas que são descartadas. É uma prática que diminui a quantidade de resíduos provenientes dos produtos consumidos pelo homem.

Algumas das vantagens da reciclagem são a diminuição da poluição da água, do solo e do ar, a redução da acumulação progressiva de resíduos, o reaproveitamento dos materiais, a formação e desenvolvimento da consciência ecológica, a valorização da limpeza pública das cidades, a responsabilidade social e ambiental e a utilização racional dos recursos naturais e geração de empregos.

E este último tópico é uma questão crucial. Afinal, o trabalho de reciclagem através das cooperativas é uma importante fonte de renda para diversos cidadãos que residem em bairros periféricos. Iniciativas como a Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava, por exemplo, mostram como o associativismo pode gerar renda e contribuir para a preservação do meio ambiente.

O cidadão pode se informar sobre os pontos de coleta seletiva de lixo por meio do site www.cidanizese.com.br, que conta com informações do Google Maps e também divulga os contatos de diversas cooperativas que realizam trabalhos de reciclagem.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) também é engajada na reciclagem. Desde 2013, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos já é realidade na instituição acadêmica.  O campus da universidade conta com diversas lixeiras destinadas à coleta seletiva de papel, que descartado é depositado nas caixas plásticas azuis, encaminhado para a armazenagem e é entregue às diversas cooperativas de reciclagem de Salvador.

Veja também

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia, diz presidente do TRE

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas