segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / CULTURA / Brasil e Argentina retomam relações culturais durante o MICA
segunda-feira 5 de junho de 2023 às 06:00h

Brasil e Argentina retomam relações culturais durante o MICA

CULTURA, NOTÍCIAS


No ano que as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina completam 200 anos e que o Ministério da Cultura brasileiro foi reconstruído, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, assinaram uma declaração conjunta onde destacam a aliança estratégica que une os dois países, ratificam o compromisso de relançar, intensificar e fortalecer o diálogo bilateral cultural e aprofundar a cooperação nos blocos, foros e organismos internacionais e regionais onde são parte.

O acordo aconteceu durante o terceiro dia do Mercado das Indústrias Culturais Argentinas (MICA), onde o Brasil é convidado de honra.  “Esses laços nos fortalecem e possibilitam que as fronteiras, ao invés de serem traços de separação, possam ser de união. Esses foros são formas de estimular essa construção de uma América Latina mais unida e atender a pauta dos que mais precisam. Os compromissos que assinamos irão desenvolver o mercado da cultura”, disse a ministra.

“Para mim é um dia de profunda emoção e alegria. Quando Maurício Macri assumiu, a primeira medida foi acabar com o Ministério da Cultura. Assim também aconteceu no Brasil no governo anterior. E quando Alberto Fernández e Cristina Kirchner foram eleitos, recriaram a pasta e também assim foi feito por Lula quando eleito. Por isso, estamos hoje aqui na Argentina. A cultura é muito importante para esse momento da humanidade e muito importante esse acordo que estamos fazendo. Vamos aprofundar esse vínculo em mercados culturais, em patrimônio e na centralidade da cultura popular, com a retomada dos pontos de cultura que trouxemos para cá inspirados em Brasil”, destacou o ministro Tristán Bauer.

Os empreendedores culturais brasileiros que estão participando do MICA afirmaram que estão pensando em ações que atendem à comunidade artística e que possam apoiar e efetivar o intercâmbio bilateral cultural.

O MinC levou, para Buenos Aires, 90 empreendedores do audiovisual, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, música e teatro, que estão participando das rodadas de negócios e atividades formativas, além de comercializar produtos e serviços.

Veja também

Futuro político do Irã é imprevisível após morte do presidente Ebrahim Raisi, diz especialista

O período de transição no Irã vai durar cerca de dois meses e começa com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas