Em meio à tentativa de restabelecer pontes com o Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) procuraram integrantes da corte segundo a colunista Bela Megale, para oferecer aproximação com Flávio Dino.
Dois ministros do Supremo relataram à coluna que, durante a campanha de Dino junto a senadores para sua aprovação para a corte, foram procurados por aliados de Bolsonaro. Eles se dispuseram, segundo os magistrados, a colaborar para angariar votos pela aprovação do ministro, que sofreu forte resistência da ala da Casa alinhada ao ex-presidente.
O movimento acontece em meio a gestos de aliados de primeira hora de Bolsonaro na direção do Supremo.
Como informou a coluna, advogados e interlocutores do ex-presidente aproveitaram a crise lançada após o voto do líder do governo, o senador pela Bahia Jaques Wagner (PT), na proposta que limita as decisões monocráticas da corte, para se aproximar de alguns ministros.
Entre os objetivos está testar a possibilidade de uma tese de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro até 2026. Integrantes da corte afirmam, porém, que consideram “impossível” que Bolsonaro possa se candidatar antes de 2030.