segunda-feira 20 de maio de 2024
Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta 9 projetos
quarta-feira 16 de agosto de 2023 às 20:37h

Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta 9 projetos

NOTÍCIAS


Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quarta-feira (16), nove proposições, oito por unanimidade, e uma por maioria. O projeto do Poder Executivo, propondo o repasse aos professores do Estado da segunda parcela dos precatórios retidos pelo Governo Federal, terminou não estando entre os votados, uma vez que as bancadas de maioria e minoria não chegaram a um acordo para tanto.

O líder da maioria, Rosemberg Pinto (PT), informou em plenário que continuará mantendo rodadas de negociações para viabilizar a matéria. Os representantes do magistério pedem que o valor seja corrigido com juros, mas, segundo ele, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) orientou que os juros não fossem incluídos no projeto enviado à ALBA, uma vez que a mora se aplica a atraso no pagamento e que esse não é o caso.

Antirracismo

A deputada Fabíola Mansur (PSB) ocupou a tribuna para cobrar o cumprimento de um acordo adiado há duas semanas para a apreciação do Projeto de Lei 24.764/23 de sua autoria. A proposição proíbe o Estado de contratar para o funcionalismo público pessoas que tenham sido condenadas por injúria racial ou racismo. O presidente ad hoc dos trabalhos Samuel Junior (Republicanos) designou o deputado Tiago Correia (PSDB) para proceder o parecer oral. O tucano votou favoravelmente, sendo seguido pelos demais parlamentares.

Tiago permaneceu bastante tempo na tribuna do plenário, uma vez que coube a ele a maior parte dos relatórios durante o processo de votação: O primeiro parecer foi ao Projeto de Resolução (PRS) 3.118, de autoria do deputado Marcinho Oliveira (UB), que concede a Comenda 2 de julho ao deputado federal Elmar Nascimento. Fabíola teve duas honrarias de sua autoria aprovadas: o PRS 3.060 que concede a 2 de Julho a Júlio Croda, cientista baiano que se destacou na luta contra a Covid-19; e o PRS 3.069, que dá o Título de Cidadão a Bruno Gomes Monteiro.

O presidente da Sudesb, Vicente Lima Neto, será honrado com a Comenda 2 de Julho, por iniciativa do deputado Jurailton Santos (Republicanos). A única proposição aprovada por maioria foi o PRS 2.990 em que é oferecida comenda ao pastor Silas Malafaia. O deputado Hilton Coelho (Psol) e Fabíola Mansur (PSB) registraram os únicos votos contrários. Rosemberg relatou os PRSs 3.098 e 3.101, respectivamente de Raimundinho da JR (PL) e Matheus Ferreira (MDB), que concedem honrarias a Ivo Póvoas de Souza e ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Ainda na sessão de ontem foi aprovada a Comenda 2 de Julho ao deputado federal Leonardo Silva Prates, iniciativa do deputado Vitor Azevedo (PL) por meio do PRS 3.144; e aprovada a outorga do título de cidadão ao ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, proposta pelo deputado Rosemberg Pinto no PRS 3.107.

Veja também

Bruno Reis aparece na quinta posição como um dos prefeitos de capitais que mais dominam as redes sociais

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta como o quinto colocado no ranking …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas