quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Youtube
Home / NEGÓCIOS / Área do Porto de Salvador com 17 mil metros quadrados será leiloada
quinta-feira 12 de agosto de 2021 às 16:35h

Área do Porto de Salvador com 17 mil metros quadrados será leiloada

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Nesta sexta-feira (13), o Porto de Salvador vai ter 16,7 mil metros quadrados da sua estrutura leiloada para a criação de mais um terminal de contêineres, segundo o Ministério da Infraestrutura. A área nomeada SSD09 faz parte dos ativos que marcam a abertura da temporada de leilões do 2º semestre do Governo Federal. A responsabilidade pela disputa é do Ministério da Infraestrutura (Minfra), através da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Além da Bahia, outras áreas portuárias localizadas em mais dois estados nordestinos, Ceará e Amapá, também serão leiloadas em cerimônia que acontecerá às 15h na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. A Antaq disse ter recebido propostas para todas as áreas portuárias, mas não divulgou informações específicas. No caso da Bahia, o espaço em questão que será passado à iniciativa privada tem capacidade para uma movimentação de 842,4 mil toneladas de carga geral, de projeto ou conteinerizada.

De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, o leilão será feito na forma de arrendamento simplificado. “É uma inovação nos leilões do setor portuário”, defende a companhia, em nota.  Outra característica apresentada do modelo é a celeridade no trâmite, desde o mapeamento e qualificação da área, até a assinatura do contrato. O prazo contratual previsto para esse leilão é de 10 anos. Já o investimento previsto é de R$ 17,7 milhões. Nas quatro áreas, o Ministério da Infraestrutura estima mais de R$ 148 milhões em investimentos.

O diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, afirma que a realização de mais este leilão ratifica o papel de destaque do programa de arrendamentos portuários.

“Oferecer possibilidades para o setor privado investir em áreas portuárias significa atrair recursos e dotar o setor de mais infraestrutura, garantindo modernização e ainda mais eficiência para as instalações”, afirmou.

Complementar

Para o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, o leilão é uma forma de aproveitar o potencial logístico do porto de Salvador. “Nós temos interessados, vai ser um leilão bem-sucedido e que vai proporcionar mais investimentos no complexo portuário da Bahia”, afirma. O gestor também lembrou que recentemente foi feito um contrato de adesão com um terminal privado que realizou um dos maiores investimentos portuários do Brasil, que foi o Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon), operado pelo Grupo Wilson Sons.

“O investimento nesse novo terminal se soma ao que já foi feito, transformando Salvador num grande hub para contêineres. A gente deve ver um impulso grande nesse setor, principalmente havendo a aprovação do projeto BR do Mar, que vai modificar, impulsionar e fomentar a cabotagem no Brasil”, defende o ministro.

Cabotagem é a navegação próxima à costa entre dois portos de um mesmo país. Em nota, o Ministério afirmou que a criação do novo terminal vai gerar competição, maior oferta e atendimento à demanda reprimida.

“É uma operação menor que já acontece e que agora vamos leiloar como área arrendada, com a obrigação de investimentos de ampliação de capacidade. É vocação para carga geral e complementar ao Tecon com foco na vocação crescente de Salvador como hub logístico nordestino para cabotagem e cargas de maior valor agregado (contêiner)”, aponta a nota.

Para o diretor executivo da Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, a área que será leiloada é pequena e a expectativa é que não haja maiores impactos para os usuários. “O impacto não vai ter muito significado. Só terá se oferecer novos serviços que ainda não existem e eventualmente pode ter. A princípio, é uma coisa sem muita importância. O Ministério está fazendo muita espuma para pouca coisa”, disse. As informações são do site Alô Alô Bahia.

Veja também

Na contramão da transparência, Ministério Público exigirá dados pessoais de quem quer conferir salário de servidores

Os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso e Pernambuco começaram a exigir documentos pessoais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas