sábado 13 de julho de 2024
Foto: Divulgação/Abapa
Home / NEGÓCIOS / Abapa apresenta à Coelba demandas energéticas do agronegócio no oeste da Bahia
sexta-feira 8 de março de 2024 às 19:45h

Abapa apresenta à Coelba demandas energéticas do agronegócio no oeste da Bahia

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


As demandas energéticas do agronegócio regional foram apresentadas à supervisora da Coelba, Raissa Andrade, e sua equipe, durante visita ao Centro de Análises de Fibras da Abapa, na última quarta-feira (6), e que está situado no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e, por sua localização estratégica, atende a 100% dos cotonicultores baianos. Desde a safra 2020/2021, passou a analisar todas as amostras de algodão em pluma produzidas nos demais estados da região do Matopiba: Piauí, Maranhão e Tocantins.

Recepcionada pelo diretor executivo da Associação, Gustavo Prado, a supervisora, alé m de conhecer todo o processo de análise da fibra do algodão realizado pelas equipes do centro, o maior da América Latina, visitou as obras do novo laboratório.

O gerente do Centro de Análises, Sérgio Brentano, explicou sobre todos os processos e os equipamentos envolvidos, fazendo um paralelo à demanda de energia necessária para funcionamento do processo completo.

Foto: Divulgação/Abapa

Os gargalos e deficiências de energia elétrica enfrentados pelo setor agrícola da região oeste da Bahia foram ressaltados pelo diretor da Abapa. “Essa ação é estratégica e de suma importância para a região na resolução de problemas que interferem diretamente no desenvolvimento sustentável e na eficiência do setor”, destacou Prado.

A supervisora da Coelba aproveitou para conhecer o canteiro de obras da nova sede da Abapa e se comprometeu, juntamente com sua equipe a instalar em tempo hábil o ponto de energia para atender às demandas da construção e do novo laboratório. Atenta às colocações a supervisora reforçou a disponibilidade de atender as demandas apresentadas. “Sabemos da importância do agronegócio para a região, assim como da necessidade de solucionar questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do agro no oeste baiano. Podem contar conosco”, pontuou Raíssa Andrad.

Foto: Reprodução/Instagram

Deputado Leão também busca energia ao oeste do estado

Nesta última quinta-feira (7), ocorreu em Salvador, uma reunião com a diretoria da Coelba, onde estiveram presentes o presidente do SINDBARRA, Marco Caviola, e o deputado federal João Leão (PP). De acordo com informações, foi tratado nesta reunião com o presidente Thiago Guth (Coelba) sobre a assinatura do contrato com a ANEEL que permitirá o leilão do Pátio de 138 KVs na Subestação Barra II. Este Pátio permitirá um acréscimo de 76 Megawatt para alimentar a já existente Subestação da Barra, atendendo assim a demanda cada vez maior dos produtores rurais da região.

O Megawatt, ou simplesmente MW, é uma unidade de grandeza física de potência, que representa uma medida de potência equivalente a um milhão de Watts (W), isto é, 1 MW = 106 W.

O consumo per capita da região de São Paulo, é de 1.465 kWh/hab. Já no centro-oeste do Brasil, o consumo é de 187,4 kWh/mês, os estados mais consumidores são Distrito Federal e Mato Grosso. O consumo per capita ficou em 2.357 kWh/hab. Os estados do sudeste registram um consumo de 172,9 kWh/mês, com destaque para Rio de Janeiro e São Paulo, em dados de agosto de 2021.

Veja também

Jabes Ribeiro abre o jogo sobre futuro na disputa pela prefeitura de Ilhéus

Rumores sobre a possível retirada da pré-candidatura de Jabes Ribeiro (PP) para prefeitura de Ilhéus …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!