quarta-feira 8 de maio de 2024
- Foto: TCM-BA
Home / JUSTIÇA / Auditor do TCM da Bahia começa a atuar no Comitê de Auditores da ONU
sexta-feira 15 de março de 2024 às 11:34h

Auditor do TCM da Bahia começa a atuar no Comitê de Auditores da ONU

JUSTIÇA, MUNDO, NOTÍCIAS


O auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Vítor Maciel dos Santos, começou esta semana a atuar no Comitê de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), formado por brasileiros. A equipe, que irá substituir a representação do Chile no dever de realizar a auditoria externa das finanças de todos os organismos da ONU, de seus fundos, programas e missões de paz, se reuniu pela primeira vez esta semana em Brasília.

Vitor Maciel é o único representante do Nordeste no Comitê de Auditores da ONU, selecionado pelo TCU – Foto: TCM-BA

O auditor baiano é o único representante dos tribunais de contas da região Nordeste que foi selecionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para compor a equipe brasileira que irá atuar na ONU. Na última quarta-feira (13/03) os auditores foram recebidos pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, e participaram de reuniões técnicas e de planejamento para a execução da missão.

Nesta quinta-feira (14/03), na abertura da sessão do Pleno do TCM, o presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, fez questão de comunicar aos demais conselheiros e servidores o início dos trabalhos de Vítor Maciel no “Board of Auditors” da ONU. Ele informou que a equipe brasileira se reuniu, no Instituto Serzedello Corrêa, do TCU, com representantes da Controladoria-Geral (CGR) do Chile, que atualmente ocupa a vaga no comitê que será do Brasil, a partir de julho próximo.

A equipe chilena participa, durante toda a semana, do encontro técnico para compartilhar, com os auditores brasileiros, conhecimentos e experiência sobre os processos de trabalho e as rotinas operacionais para a condução das auditorias nos órgãos e missões de paz da ONU. Além, é claro de apresentar resultados e os pontos sensíveis, que devem merecer mais atenção e cuidados por parte dos brasileiros, no processo de fiscalização.

Veja também

Plano nacional de prevenção de desastres, previsto em lei de 2012, deve ser lançado só este ano

Previsto em lei federal desde 2012, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDC) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas