O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou nesta sexta-feira (2) conforme Hellen Leite, do R7, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem “maturidade necessária” para lidar com a fragmentação do atual Congresso Nacional. Parlamentares do centro e de oposição têm reclamado da articulação política do Palácio do Planalto e afirmado que isso pode comprometer votações de temas importantes para o governo.
“Hoje vivemos no Congresso um cenário de muita dispersão e fragmentação, com muitos partidos e os interesses são diversos. Mas creio que o presidente Lula e sua equipe têm a maturidade necessária para lidar com isto, pois sabem que o Brasil precisa voltar a crescer”, afirmou o senador.
Ontem, o Congresso aprovou a medida provisória que estruturou os ministérios no limite do prazo de vencimento, em um recado claro de que o Planalto precisa promover mudanças na articulação política para não comprometer a governabilidade.
Antes da votação, Lula convocou uma reunião de última hora com ministros e líderes do governo no Parlamento e telefonou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tentativa de viabilizar a aprovação do texto. Depois que a matéria foi aprovada, o presidente minimizou a falta de entrosamento com o Congresso e descartou que passa por dificuldades para aprovar matérias.
“Eu fiquei surpreso com como a votação de ontem foi tratada. Inúmeros meios de comunicação passaram a ideia para a sociedade de que o governo seria massacrado, que o Congresso não iria aprovar. Quando chegou às 6 da tarde, todos que falaram do massacre começaram a falar da vitória do governo”, comentou.