O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de sua Secretaria de Administração, abriu um edital de licitação segundo O Globo, no valor orçado em R$ 330 mil para contratar uma empresa que faça o monitoramento da presença digital da Corte na internet e nas redes sociais, bem como acompanhe temas de interesse da Justiça Eleitoral nas plataformas.
A contratação tem prazo de 12 meses, a partir da escolha da empresa e da celebração do termo, o que deve acontecer no início de maio. Com isso, os serviços solicitados pelo TSE estarão voltados, sobretudo, para o período eleitoral.
As demandas envolvem a elaboração de relatórios diários, semanais e e mensais sobre conteúdos que circulam em seis plataformas (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Tik Tok, Flickr, LinkedIn e blogs) e que possam afetar a imagem da Justiça Eleitoral, entre outras repercussões.
Junto aos assuntos mais comentados online relacionados à eleição, o TSE também quer saber quem são os formadores de opinião que mais tratam do tema, quais são as publicações a esse respeito que mais repercutem mês a mês e quais os sentimentos das pessoas em relação ao pleito. A intenção é utilizar palavras-chave para acompanhar as discussões, junto a outros mecanismos do tipo.