segunda-feira 27 de maio de 2024
Sobrevoo sobre Canoas, cidade muito afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul - 05/05/2024 - Foto: Ricardo Stuckert / PR/Divulgação
Home / DESTAQUE / Governo reconhece situação de emergência em 336 municípios do RS
segunda-feira 6 de maio de 2024 às 09:48h

Governo reconhece situação de emergência em 336 municípios do RS

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governo reconheceu, neste domingo, situação de emergência em 336 municípios do Rio Grande do Sul castigados pelas fortes chuvas que assolam a região.

Com a publicação dos atos no Diário Oficial, os municípios ficam aptos a receber verbas federais com mais agilidade.

No fim de semana, Lula (PT), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), além de outras autoridades da República como o ministro Edson Fachin, do STF, visitaram as áreas afetadas no estado. O petista prometeu acelerar as ações para recuperar o estado.

“A gente deve muito ao Rio Grande do Sul sob todos os aspectos. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul”, afirmou Lula.

A Defesa Civil gaúcha conta 78 mortes durante os temporais, conforme boletim divulgado neste domingo. Ainda há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 134.000 pessoas fora de casa, sendo 18.400 em abrigos e 115.000 desalojadas. Pelo menos 341 dos 496 municípios do estado sofreram com algum tipo de problema provocado pelas chuvas que afetaram 844.000 pessoas.

Veja também

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Desestruturadas, Defesas Civis dependem do governo federal. Com planos antigos que nunca saíram do papel, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas