sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / TSE recebe representantes do Partido Liberal para verificar segurança do sistema eleitoral
sábado 11 de dezembro de 2021 às 07:52h

TSE recebe representantes do Partido Liberal para verificar segurança do sistema eleitoral

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Representantes do Partido Liberal (PL) visitaram na última quinta-feira (9) a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a visita, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) forneceram diversas informações sobre a urna eletrônica e deram um panorama geral do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Ao apresentar as várias etapas que integram o processo eleitoral, os servidores da Justiça Eleitoral destacaram a confiabilidade da urna eletrônica, ressaltando a segurança e a transparência de todo o processo de votação.

Para o assessor de planejamento da STI, Elmano Alves, o sistema eletrônico de votação tem sua credibilidade comprovada, e a urna eletrônica é uma das responsáveis por solucionar fraudes que existiam na época do voto em cédulas de papel. “A urna decide e garante o exercício da cidadania. Toda a cadeia de segurança do equipamento torna a fraude eleitoral inviável. São várias as barreiras a serem eliminadas. Se a mínima condição de fraudar o sistema existisse, ela deixaria rastros e seria descoberta, sem nenhuma possibilidade de inviabilizar a eleição”, ressaltou.

Confiabilidade do sistema

Os três representantes do PL foram informados durante mais de três horas sobre as funcionalidades da urna eletrônica, a preparação do equipamento, a votação em si, o processo de divulgação dos resultados e a cadeia de segurança dos softwares e do hardware. As apresentações foram coordenadas pelo chefe da Seção de Voto Informatizado da Corte, Rodrigo Coimbra, e pelo coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo.

Segundo o representante do PL, Rui Fernandes, as explicações foram feitas de forma didática pelos técnicos do TSE e serviram para elucidar diversas dúvidas da agremiação. “Foi muito satisfatória a apresentação. Acredito que, com essas informações obtidas aqui sobre o funcionamento do sistema, tudo ficou mais claro. A forma como foi demonstrado revela a complexidade de todo o processo, mas trouxe também entendimento para a gente que está na representatividade partidária, que será replicado aos nossos pares”, afirmou.

Análise dos códigos-fonte

Desde outubro, o TSE disponibiliza um espaço para receber partidos políticos e entidades especializadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito eleitoral do ano que vem. O espaço preparado para a análise das informações funciona na Sala Multiuso, localizada no subsolo do edifício-sede do TSE, até agosto de 2022.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora governador do Rio de Janeiro

Um morador do Condomínio Península, na Barra da Tijuca, relatou em um grupo de WhatsApp …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!