O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) sugeriu, por meio do Projeto de Indicação nº 476, que a Prefeitura de Salvador autorize a distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de insulinas ultra rápidas, de ação prolongada, na forma de canetas e agulhas ultra finas. Joceval destaca que o diabetes é um dos fatores de agravamento da Covid-19.
O vereador afirma que a medida é necessária para conter o avanço e piora dos casos de diabetes Mellitus 1 e 2 na cidade. O vereador destaca a eficácia dos tratamentos sugeridos e afirma que o método disponibilizado nos postos de saúde, a insulina NHP, começa a agir uma a duas horas após a aplicação. “A ultra rápida age em 15 minutos e a Fiasp age em um minuto”, comentou Joceval sobre a eficácia do tratamento.
O parlamentar destacou, ainda, que as agulhas ultra finas tornam o uso da insulina mais prático e confortável. No texto da matéria, Joceval cita o artigo 196 da Constituição que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos.”