quinta-feira 18 de julho de 2024
Fotos: Darío G. Neto/ASN BA
Home / NEGÓCIOS / 1ª edição da Bahia Oil & Gas Energy discute maior produtividade às atividades petrolíferas
quinta-feira 25 de maio de 2023 às 13:59h

1ª edição da Bahia Oil & Gas Energy discute maior produtividade às atividades petrolíferas

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A primeira edição do Bahia Oil & Gas Energy foi aberta na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Convenções Salvador. Até esta sexta-feira (26), o evento vai oferecer conferência técnica, feira de negócios, arena de inovação, arena ESG, encontros de negócios (PetroSupply Meeting), visitas a campo e agenda para estudantes. O encontro é uma realização do Sebrae, Polo Sebrae Onshore e Petronor.

Na cerimônia de abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou que a iniciativa representa uma alavancada segura de preparo para o enfrentamento aos desafios. “O petróleo e gás têm no nosso Sebrae Bahia uma referência em nível nacional e temos aqui conosco vários colegas de outras instituições e de outros estados, exatamente porque confiam nesse trabalho e na forma como o Sebrae Bahia vem tocando esse movimento”, avaliou.

Khoury ressaltou ainda a atuação dos executivos que comandam as unidades relacionadas ao setor e, ao se referir ao vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, presente à solenidade, externou o desejo de que o governo estadual esteja cada vez mais ao lado do Sebrae Bahia.

O vice-governador Geraldo Jr., em nome do governador Jerômino Rodrigues, externou a alegria em sediar a Bahia Oil & Gas Energy. “É uma feira muito importante para o desenvolvimento do Brasil, no momento em que país restabelece a movimentação econômica nos 27 estados”.

O presidente eleito da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Márcio Félix, frisou em seu pronunciamento que a Bahia é o berço da indústria de petróleo e gás. “Temos espaço para instruir um novo caminho, um novo polo de gás na Bahia”, afirmou. Ele frisou, ainda, que acredita que a Bacia de Jacuípe, que atualmente passa por um processo de avaliação ambiental da área sedimentar, tem potencial para deslanchar e ser uma nova fonte de desenvolvimento direto de petróleo e gás para o povo que vive no Nordeste.

Serão três dias de programação intensa para abordar temas relevantes relacionados ao setor. A feira deve reunir, diariamente, cerca de 2 mil participantes. O encontro ocorrerá a cada dois anos, abordando assuntos referentes aos segmentos de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

O objetivo é promover um ambiente de negócios setorial para apresentar produtos e serviços, bem como debater temas que promovam maior produtividade às atividades petrolíferas, aliadas aos desafios sociais e ambientais. O evento busca também dar visibilidade às oportunidades de negócios para fornecedores de bens e serviços da indústria do petróleo, com especial atenção aos segmentos com maior vocação na Bahia, que incluem a exploração e produção onshore e offshore, os estaleiros e portos, e as indústrias petroquímicas.

Essa é, ainda, a décima edição da conferência PetroNor após duas edições em Salvador (2009 e 2018), além de Aracaju (2010), Manaus (2011), Recife (2012), Mossoró, (2013), Natal (2016), Niterói (2014) e Vitória (2017).

O Bahia Oil & Gas é uma correalização do Instituto Politécnico da Bahia e da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), e conta com o apoio de outras instituições representativas do setor, em âmbito estadual e federal. É ainda patrocinada por 3R Petroleum, ACELEN, Bahiagás, Larco, Origem, Petrobras, PetroReconcavo e várias outras empresas fornecedoras de bens e serviços do setor.

A programação completa pode ser conferida no site www.bahiaoilgasenergy.com.br, por onde também podem ser feitas as inscrições, que são gratuitas.

Confira as principais atrações do evento

Conferência PetroNor

Apresentação do panorama atual do setor de exploração, produção, refino e transporte de petróleo e gás na Bahia e serão discutidas as opções de evolução da indústria nos próximos anos.

PetroSupply Meeting

O encontro promoverá intercâmbios comerciais entre empresas compradoras e empresas fornecedoras do setor, nacionais e internacionais.

Arenas Temáticas

As arenas Inovação e ESG são espaços dedicados ao debate e intercâmbio de ideias visando a promoção de atividades relacionadas como tecnologia, inovação, meio ambiente, transição energética e sustentabilidade sócio ambiental do setor.

Seção Técnica

Espaço para apresentação de trabalhos técnicos com ênfase nas áreas de geologia e geofísica, operação e manutenção em todos os segmentos do setor (upstream, midstream e downstream).

Serviço

Bahia Oil & Gas Energy 2023
Abertura: quarta-feira (24), às 14h
Data: 24 a 26.05
Local: Centro de Convenções de Salvador
Programação e inscrição gratuita: www.bahiaoilgasenergy.com.br

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!