segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Renata Gomes
Home / POLÍTICA / Vereadorora de Lauro de Freitas solicita campanha de esterilização através do “Castramóvel”
sexta-feira 4 de outubro de 2019 às 14:52h

Vereadorora de Lauro de Freitas solicita campanha de esterilização através do “Castramóvel”

POLÍTICA


A vereadora de Lauro de Freitas, Mirian Martinez (PSD) apresentou, na Sessão Ordinária da última terça-feira (1), uma Indicação que solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de uma campanha de esterilização em massa de caninos e felinos fêmeas, através do “Castramóvel”.

O “Castramóvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, com local adequado para atendimento pós-operatório e guarda responsável. As operações devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura ou conveniados.

De acordo com a justificativa da edil, o serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. O “Castramóvel” atenderia os animais dos bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

“O principal objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados vítimas de crias indesejadas e sem controle no município. Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre animais)”, explicou Mirian.

Ainda de acordo com a justificativa, após a cirurgia, o animal é imediatamente entregue ao seu tutor, desonerando o município do alojamento necessário no pós-operatório.

Veja também

Valdemar posta foto com Antonio Brito e diz que ele é ‘bom candidato’ à sucessão de Lira

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, publicou uma foto nesta última sexta-feira (26) com o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas