segunda-feira 24 de junho de 2024
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto - Foto: Evaristo Sá/AFP
Home / NOTÍCIAS / Valdemar dá nova ordem no PL sobre sucessão de Arthur Lira
sábado 25 de maio de 2024 às 18:22h

Valdemar dá nova ordem no PL sobre sucessão de Arthur Lira

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, determinou segundo a coluna de Bela Megale, que o partido só trate sobre assuntos ligados sucessão da presidência da Câmara dos Deputados depois das eleições de outubro.

A determinação já foi comunicada a Arthur Lira (PP-AL), que tem imposto uma ordem de silêncio entre os candidatos ao comando da Casa, afirmando que só apoiará aquele que não falar abertamente sobre o assunto nos próximos cinco meses.

Tanto Valdemar quanto Jair Bolsonaro estão alinhados ao presidente da Câmara dos Deputados e se comprometeram a apoiar o nome que ele escolher. O partido, no entanto, já sinalizou que quer ter poder de veto se o apadrinhado por Lira for alguém que desagrade a legenda. Bolsonaro deixou claro, por exemplo, que não aceitará um nome que ele considere ser de esquerda.

Como publicou a mesma coluna, os pré-candidatos baianos Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União Brasil) adotaram silêncio sobre a eleição interna da Casa, com a expectativa de serem apoiadores por Lira. Já o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que está na disputa, é o único que não seguiu a orientação. Apesar de ter tido, no passado, o compromisso de Lira de que seria apoiado opor ele na eleição interna do ano que vem, o parlamentar não crê que o acordo prosperará.

Lira tem mostrado grande incômodo com o que considera ser a “antecipação” do debate sobre sua sucessão. A eleição interna acontece em fevereiro de 2025. O parlamentar vê um movimento para esvaziar sua influência e tem trabalhado contra isso.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!